Será que você domina este tema? Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo!

Comentário: Dentre as possíveis alternativas para o tratamento da pericardite recorrente, temos as seguintes recomendações:

– CLASSE I
• Colchicina por 6 meses;
• Pericardiectomia nos pacientes com pericardite constritiva sintomáticos refratários ao tratamento clínico.
– CLASSE IIa
• Prednisona na ausência de fator causal identificado ou infecção viral ou outro agente etiológico, comprovada por biópsia epimiocárdica e pericárdica;
• Azatioprina nos pacientes com pericardite recorrente apesar do uso da prednisona;
• Tratamento cirúrgico – Janela pericárdica em derrames pericárdicos recorrentes.
Resposta: letra E.

Comentário: Letra A correta e autoexplicativa. Letra B errada: A reposição oral não se mostrou superior ao placebo, portanto a reposição de ferro via IV (com carboximaltose férrica) deve ser considerada a terapia de primeira linha. Letra C errada: Segundo a diretriz brasileira, os estimulantes da eritropoiese não devem ser indicados na IC, porque não trazem benefícios e aumentam os eventos tromboembólicos.  Letra D errada: A rreposição de ferro por via intravenosa na ICFEr com deficiência de ferro, mesmo na ausência de anemia, está indicada para aumentar capacidade de exercício, melhorar qualidade de vida e reduzir hospitalização. Letra E errada: A deficiência de ferro, mesmo sem anemia, está associada a prognóstico pior.
Resposta: letra A.

Comentário: A diretriz brasileira de IC aguda e crônica de 2018 recomenda como estratégias no tratamento da IC com FEP:
Diuréticos de alça ou tiazídicos para diminuir sintomas congestivos (classe I, nível de evidência B);
– Tratamento de comorbidades (isquemia miocárdica, FA e hipertensão) para diminuir sintomas ou progressão da doença (classe I, nível de evidência C);
– Espironolactona para redução de hospitalizações (classe IIa, nível de evidência B);
– BRA para redução de hospitalizações (classe IIb, nível de evidência B).
Resposta: letra B.

Comentário: Na IC aguda, após atingir a estabilidade hemodinâmica e a melhora do quadro clínico com inotrópicos, vasodilatadores parenterais e/ou diuréticos, com resolução da hipervolemia, as drogas endovenosas (inotrópicos e vasodilatadores) devem ser retiradas de forma gradual (“desmame”) e substituídas por vasodilatadores orais. Doses crescentes de nitrato devem ser introduzidas para o desmame da nitroglicerina e para o desmame do nitroprussiato, a combinação de hidralazina com nitrato (para aqueles pacientes com disfunção renal ou hiperpotassemia) ou IECA podem ser utilizadas para realização do desmame.
Resposta: letra A.



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!