Será que você domina este tema? Resolva questões das últimas provas do TEC

⬛ QUESTÃO 2020: Será que você domina este tema?

Comentário: Letra A errada: A posologia inicial recomendada de sacubitril/valsartana é 49/51 mg, a cada 12 horas, para pacientes em uso de doses altas de IECA/ BRA e com pressão arterial sistólica preservada (acima de 100 mmHg). Nos pacientes com pressão arterial limítrofe, idosos ou que toleram apenas doses baixas de IECA/BRA, a dose inicial deve ser 24/26 mg a cada 12 horas. Letra B: Não é necessário período de washout para aqueles pacientes que já vinham em uso de BRA. Letra C: correta e autoexplicativa. Letra D errada: Diferenças também foram notadas em relação aos efeitos adversos do tratamento com sacubitril/ valsartana no estudo PARADIGM-HF: hipotensão arterial sintomática foi mais frequente em relação ao grupo enalapril, enquanto tosse, hipercalemia (potássio > 6,0 mmol/L) e insuficiência renal (creatinina sérica > 2,5 mg/dL) tiveram ocorrência menor em relação ao grupo com IECA. Letra E errada: As doses devem ser aumentadas progressivamente de duas a quatro semanas, com acompanhamento da função renal e eletrólitos e de possíveis sintomas de hipotensão, até a dose alvo de 97/ 103 mg, duas vezes ao dia.

Resposta: Letra C

Comentário: Paciente com IC, de idade avançada, já em uso de tratamento otimizado e sem proposta de suporte circulatório mecânico, transplante ou dispositivos eletrônicos implantáveis, com descompensações frequentes e classe funcional IV da NYHA. Deve-se abrir linha de cuidados paliativos e controle de sintomas.

Resposta: Letra E

Comentário: Paciente com diagnóstico prévio de IC, em sua segunda internação, com padrão clínico-hemodinâmico quente (sem sinais de baixo débito) e úmido (sinais de congestão pulmonar e sistêmica), categorizado IC crônica descompensada perfil B.

Resposta: Letra A

Comentário: A letra A é a errada: O transplante cardíaco está indicado nos casos de IC avançada e VO2 de pico ≤ 12ml/kg/minuto em pacientes em uso de betabloqueadores (classe I, nível de evidência B) ou VO2 de pico ≤ 14 ml/kg/minuto em pacientes intolerantes a betabloqueadores (classe I, nível de evidência B). As demais alternativas estão corretas e são autoexplicativas.

Resposta: Letra A

Comentário: Na IC aguda, com perfil de apresentação frio e congesto e PAS < 85 mmHg, a abordagem inicial deve contemplar o uso de inotrópicos, vasoconstritores e furosemida, além da suspensão de BB e IECA/BRA.

Resposta: Letra D



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!