Residência médica terá convênio com Saúde da Família

O Prefeito de São Luís, Tadeu Palácio, assinou na manhã de sexta-feira, 11, um convênio para implantação em São Luís da Residência Médica do Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade do Ministério da Saúde.

São Luís será a primeira cidade no Estado a oferecer este tipo de residência médica, que em geral é realizado por universidades. A primeira capital a implantar o serviço foi a cidade de Fortaleza.

A residência tem duração de dois anos e disponibilizou cinco vagas com bolsas no valor de R$ 3.400,00. O processo seletivo aconteceu no dia 02 de dezembro e foi realizado em parceria com o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA).

O Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade é credenciado e autorizado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação.

As aulas começam em fevereiro. Os médicos residentes irão atuar nas unidades de saúde Antônio Carlos Reis (Cidade Olímpica), Gapara (Gapara) e Antônio Guamaré (Coroadinho). O objetivo do programa é criar um vínculo direto entre médicos residentes e comunidades.

Para a Chefe do Serviço de Habilitação e Análise de Projetos do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, Maria de Fátima Paiva Fernandes, o convênio, que faz parte do Programa de Saúde da Família, funciona para que o médico possa ter o perfil adequado para trabalhar no Programa.

“É um momento importante para a Prefeitura porque vai capacitar esse profissional para que ele passe a ter o perfil exigido pelo programa e assim possa atuar melhor junto às famílias”, diz Maria.

Em 2002 existiam 47 equipes do Programa Saúde da Família em São Luís e eram atendidas 47 mil famílias. Hoje, a prefeitura duplicou o atendimento nesse programa colocando 89 equipes para atuar na capital, atendendo 89 mil famílias por mês.

Participou ainda da solenidade da assinatura do convênio, o secretário municipal adjunto de Administração e Finanças da Secretaria Municipal de Saúde, Raimundo Fontenele.

Fonte: Badaue Online