Prazo para recadastramento termina dia 11 de novembro!

Médicos brasileiros que ainda não se recadastraram junto aos conselhos regionais de medicina têm apenas mais alguns dias para fazê-lo. Dia 11 de novembro é a data-limite estabelecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para atualização dos dados cadastrais.
Em termos nacionais, números do CFM mostram que cerca de 10% dos médicos que atuam no país ainda precisam atualizar seus dados profissionais, tornando-se aptos a receber a nova Carteira de Identidade Médica, mais segura contra fraudes. Maranhão, Piauí, Roraima, Alagoas e Amazonas são os estados com menor número de médicos recadastrados. Minas Gerais está com 86,85% médicos recadastrados.
Além de contemplar a alta demanda registrada nos dias que antecederam o fim do prazo anterior (11 de maio), a prorrogação também está beneficiando o processo de implementação do chamado CRM Digital, que permitirá a identificação digital do médico para a prática diária de suas atividades (inclusive a assinatura em prontuários eletrônicos).
Além de fornecer de imediato a nova Carteira de Identidade, o CFM está desenvolvendo um projeto que prevê o envio, aos recadastrados, de uma outra carteira, esta em policarbonato (um plástico resistente). Ela terá um chip que permitirá a chamada certificação digital.
Concluído, o recadastramento permitirá ainda definir o perfil do médico brasileiro, indicando suas características: idade, gênero, local de trabalho, qualificações e área de atuação, entre outras – importantes dados para auxiliar pesquisas e estudos estatísticos que permitirão traçar as necessidades da categoria e desenvolver estratégias para enfrentar os principais desafios.
Aos que ainda não se recadastraram, Gerson Zafalon Martins, 2º secretário do CFM e coordenador da Comissão Nacional de Recadastramento, orienta o preenchimento imediato do formulário disponibilizado na internet (acessível em www.crmmg.org.br/recadastramento). Para a entrega dos documentos, uma dica é que esta seja agendada previamente no CRM, para agilizar o atendimento e diminuir o tempo de espera.
Saiba como fazer – Após concluir o preenchimento do formulário online (que pode ser acessado até 11 de novembro em www.crmmg.org.br/recadastramento), o médico deverá se dirigir ao CRM uma foto colorida 3×4, originais e cópias da carteira de identidade, título de eleitor, CPF, comprovante recente de residência, diploma, títulos de especialista, carteira profissional e comprovante de sociedade em empresa de serviços médicos, se for o caso. Se médico estrangeiro, deverá apresentar, ainda, comprovante de legalidade de permanência no país. Posteriormente, em casa, receberá um aviso para retirar sua nova carteira profissional.