O que precisamos saber na análise de um Holter 24h? (PARTE 2)

CardioAula - Médico escrevendo coração de ECG

A eletrocardiografia dinâmica (Holter) é um método não invasivo, importante na avaliação das ectopias supraventriculares e ventriculares.

Ectopias supraventriculares: As extrassístoles atriais são as mais encontradas, podem apresentar ondas P de morfologias diferente ou até parecidas com as P sinusais (ectopias que se originam próximo ao nó sinusal). Os analisadores de Holter geralmente estão programados para identificar extrassístoles quando a prematuridade de um batimento é maior que 20% (Explicação na Figura 1)

CardioAula - Médico escrevendo coração de ECG

Quando se analisa Holter de crianças e idosos pode-se aumentar a prematuridade, com isso há um aumentando da especificidade e queda da sensibilidade.

As extrassítoles são classificadas:

Raras : até 10 episódios/h

Infrequentes: de 10 a 30 episódios/h

Frequentes: > 30 episódios/h

Binici et al mostraram em estudo publicado 2012 que extrassístoles atriais frequentes, identificas no Holter, estão mais associados com o aumento do risco de fibrilação atrial, acidente vascular cerebral e morte.(1)

Ectopias ventriculares: É uma arritmia muito comum observada no Holter. A necessidade de intervenção e maior atenção do médico estão diretamente relacionadas a fatores como: presença de doença estrutural, pós infarto agudo do miocárdio, presença de insuficiência cardíaca, frequência das ectopias, forma de apresentação (taquicardia ventricular).

As classificações mais comuns referente a quantidade das ectopias ventriculares baseia-se em estudos como o realizado por Myerburg et al (2), cujos os resultados também foram extrapoladas para ectopias atriais.

As extrassítoles são classificadas:

Raras: até 10 episódios/h

Infrequentes: de 10 a 30 episódios/h

Frequentes: > 30 episódios/h

Ectopias ventriculares que superam 20% dos batimentos estão associadas a um maior risco de taquicardiomiopatia por dessincronia átrio/ventricular.

Referência

1- Binici Z, Intzilakis T, Nielsen OW, Køber L, Sajadieh A.
Circulation. 2010 May 4;121(17):1904-11. doi: 10.1161/CIRCULATIONAHA.109.874982

2 -Myerburg RJ, Kessler KM, Luceri RM, Zaman L, Trohman RG, Estes D, Castellanos A.
Am J Cardiol. 1984 Dec 1;54(10):1355-8.

Dr. Kleber Serafim

Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Médico Assistente do setor de Eletrofisiologia/Arritmias Cardíaca do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.