Vice-presidente ouve reivindicações dos residentes

Os médicos residentes do País conquistaram um nome de peso para a luta da categoria pelo reajuste da bolsa de ensino. Na última quinta-feira, 20 de abril, comissão formada por integrantes da ANMR, participou de uma reunião com o vice-presidente da República, José Alencar, em Brasília. O encontro foi agendado através do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro.

Após ouvir atentamente a explanação do grupo, sobre as reais necessidades dos residentes e a atual situação que enfrentam, Alencar garantiu total apoio à luta da categoria. Ele solicitou o envio de um ofício para a assessoria do gabinete, que vai ser encaminhado ao presidente Luís Inácio Lula da Silva. O documento, com um resumo do que foi apresentado, já foi enviado à Brasília.

A ANMR está empenhada em explorar até o último recurso para que seja definida uma solução para a crise da defasagem da bolsa. Em alguns momentos, acreditamos em uma solução pactuada, mas talvez o governo não esteja politicamente maduro para resolver algo sem uma forte manifestação. Não afastamos uma possível paralisação da classe.

Os residentes são responsáveis por 70% dos atendimentos na rede pública de saúde. Eles reivindicam um reajuste que eleva a bolsa para cerca de R$ 2,2 mil no começo de abril. Hoje a bolsa é de R$ 1.474,19.

Fonte: Bolsa Residente