Vamos falar de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA)?

MAPA é o método que nos permite o registro indireto e intermitente da Pressão durante 24 horas, diferentemente da medida no consultório (auscultatório) – medida casual.

Isto é importante já que poderemos observar as variações de pressão durante o dia (atividades diárias) e durante o sono (único método capaz de avaliar!), apresentando-se como melhor opção para correlacionar desfechos cardiovasculares, diferente a medida casual.

Existe variação da pressão durante o dia? SIM!

A PA varia por inter-relação de fatores neuro-humorais, comportamentais e ambientais; batimento a batimento; e essa variabilidade apresenta maior amplitude nos hipertensos.

Como podemos observar no gráfico acima, atividades como o trabalho, caminhar, assistir TV aumentam os valores pressóricos (PAS 10-20mmHg) e no caso do sono ela deve diminuir (em relação 10-20% do valor da vigília, não observado em 30% da população aproximadamente- apresentando maior risco cardiovascular).

O equipamento utilizado é diferente ao utilizado no consultório? SIM.

E deve seguir regras para sua aprovação (protocolos de validação), e calibrados pelo menos anualmente.

Protocolos como da Advancement of Medical Instrumentation (AAMI)  que classifica os equipamentos em aprovado ou reprovado, ou da British Hypertension Society (BHS)  (classifica de A a D=> A e B calibrados).

A seguir sites para verificar a validação de equipamentos:

Acesse DABLE EDUCATIONAL

Acesse British and Irish Hypertension Society

Também devemos ter manguitos adequados conforme circunferência do braço do paciente.

Os valores de referência são diferentes aos considerados no consultório? SIM!

Podendo então classificar os pacientes em quatro diferentes categorias:

  • Normotensão verdadeira,
  • Hipertensão verdadeira,
  • Hipertensão do avental branco (hipertensão isolada de consultório),
  • Hipertensão mascarada (normotensão do avental branco) ,
  • * Podemos considerar Hipertensão controlada no caso de valores considerados normais nas 24hs em caso de tratamento otimizado, assim como hipertensão não controlada em caso de tratamento e valores fora da normalidade.

Valores considerados anormais para diagnóstico:

Quais são as indicações de MAPA?

Como vimos o fenômeno do avental branco assim como a hipertensão mascarada são duas grandes indicações, assim também avaliar sintomas, eficácia terapêutica (neste caso devemos considerar as 24hs).

  • Para hipertensão do avental branco podemos considerar a medida de 24hs no MAPA (seguir clinicamente estes pacientes e orientar mudanças de estilo de vida).
  • O efeito do avental branco é a diferença da pressão sistólica/diastólica entre a medida no consultório e a média no MAPA na vigília.
  • Mascarada: sistematicamente normal na medida casual (no consultório), mas anormal no MAPA.

Existem muitas utilidades para uso do MAPA (listadas a seguir):

Como vemos o diferencial é a observação nas 24hs, o dia a dia do paciente assim como no sono (único método).

Porém, também existem limitações ao uso do MAPA.

Mas, são cada vez menos frequentes (o preço não difere de outros exames não invasivos) equipamentos amplamente disponíveis.

O desconforto ocasionado pelo manguito (aferições continuas e durante o sono), gerando dor, interferência no sono, é tolerável, sendo indispensável uma correta orientação do paciente.

É de suma importância o diário de atividades.

Para considerar válido um exame de MAPA devemos ter como mínimo 16 medidas durante a vigília e 8 durante o sono, com menos de 20% de medidas inválidas (80% de sucesso nas aferições).

Novamente, que valores são utilizados como referência?

E a diferença entre a vigília e o sono?

É muito importante então avaliarmos os valores da PA durante o sono (sempre questionar ao paciente sobre a qualidade do sono). Podemos estar presentes frente a pacientes com Apneia do sono.

Em relação as cargas pressóricas, não temos estudos que comprovem a mudança na estratificação de risco em relação a esta variável (GR III).

O que deve constar no relatório do MAPA?

Na conclusão, observaremos sempre se o comportamento da PA: normal ou anormal, assim como se o tratamento está exercendo o controle adequado pressórico.

Estamos frente a um exame que pode fornecer importantes dados, sendo capaz de demonstrar um “filme” do dia da pessoa em relação as variações da PA, e não simplesmente uma “foto” que obtemos no consultório quando realizamos uma aferição casual.

Nos ajuda no diagnóstico de hipertensos (mascarada), afastar o diagnóstico nos casos do avental branco, assim como reduzir custos em tratamentos desnecessários ou na otimização dos mesmos.

Clique AQUI para abrir a Diretriz de MAPA.



Dr. Horacio Eduardo Veronesi

  • Formado em Medicina pela Universidad Nacional de Rosario (Arg)
  • Residência em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (SP)
  • Residência em Ecocardiografia pelo Instituto Nacional de Cardiologia (RJ)