Unioeste abre inscrições para residência médica no Hospital Universitário

O curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) abriu hoje as inscrições para o concurso de médicos ao Programa de Residência Médica, em funcionamento no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), em Cascavel. O processo de inscrição termina no dia 19 de novembro e irá selecionar 24 médicos residentes em sete especialidades.

Aberto em 2004, o programa, vinculado ao curso de Medicina da Unioeste, tem duração de dois anos. As vagas são distribuídas da seguinte forma: quatro para clínica médica, duas para cirurgia geral, quatro para obstetrícia e ginecologia, quatro para pediatria, e outras quatro para medicina de família e comunidade, além de duas vagas para medicina intensiva, área que exige, como pré-requisito, especialização em anestesiologia, clínica médica ou cirurgia geral.

O médico residente Guilherme Araújo Marcolin, 27, que está no segundo ano do curso, diz que a residência é uma experiência única na vida de um profissional médico. Ele concluiu o curso na Unioeste, prestou a prova para a área de cirurgia geral e, atualmente, sua rotina diária ultrapassa as 14 horas dentro do hospital. “A residência é quando temos o contato mais próximo da profissão que escolhemos. O melhor de tudo é sentir a gratidão dos pacientes”, diz.

O coordenador da Comissão de Residência Médica, médico e docente do curso, Alan César Faria Araújo, diz que a residência foi fundamental para o credenciamento do HUOP como hospital-escola, em 2004, e confere à instituição um diferencial nos serviços prestados, funcionando também como mecanismo para aprimoramento do ensino, da pesquisa e da extensão. Além da residência, os alunos de Medicina, por meio das aulas práticas, atendem no ambulatório médico e também no internato, sempre acompanhados de médicos-docentes.

Inscrições – Para inscrição o candidato deve preencher formulário disponível no site: www.unioeste.br/huop e optar por apenas uma especialidade. Também é necessário apresentar fotocópia da carteira de identidade, CPF, título de eleitor e certificado de reservista (para candidatos masculinos).

O candidato deve ainda anexar duas fotos 3×4 (iguais e recentes) e entregar fotocópia autenticada do diploma ou certificado ou atestado de conclusão do curso de Medicina, em escola reconhecida pelo Ministério da Educação, ou ainda declaração de ser aluno regularmente matriculado no último ano do curso. A taxa deve ser paga na Caixa Econômica Federal, através de depósito bancário, em nome da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, conta corrente nº 10-6 – agência 3182 – Operação 006.

A documentação e o comprovante do pagamento da taxa de inscrição devem ser entregues na Coreme Unioeste, junto ao prédio do curso de Medicina, localizado na Avenida Tancredo Neves, 3.224 – Bairro Santo Onofre – Cascavel – Paraná – CEP 85804-260, fone (45) 3326-3752.

As inscrições também poderão ser feitas por meio de procurador devidamente habilitado. A seleção será realizada em três etapas: prova objetiva, em 6 de dezembro, no prédio do curso de Medicina, anexo ao HUOP; prova prática, das 8h30 às 12 horas e das 14 às 17h30, no próprio Hospital; e uma última etapa, com prova entrevista individual e análise do currículum vitae.

O resultado será divulgado em 12 de dezembro. A matrícula será nos dias 16 e 17 de janeiro de 2008 e as aulas começam em fevereiro de 2008. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 45- 3321 5277.

Fonte: Jornal do Estado