Residentes são beneficiados com auditório da Santa Casa

A Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande inaugurou ontem, pela manhã, o seu novo auditório para atividades de ensino e treinamento de pessoal. A construção do novo espaço se estendeu por três meses e custou em torno de R$ 180 mil, recursos da própria Santa Casa. A construção faz parte do Programa de Educação Permanente Continuada da instituição, que em outubro do ano passado foi certificada como Hospital de Ensino pelos Ministérios da Saúde e da Educação.

O auditório tem capacidade para 100 pessoas e é dotado de sistema de comunicação, datashow, televisão, retroprojetor e videocassete. Será utilizado para o aperfeiçoamento do ensino médico e de enfermagem, em nível de graduação e pós-graduação, e para o treinamento de pessoal de todas as áreas do complexo hospitalar da Santa Casa rio-grandina.

De acordo com o presidente da Santa Casa, Ênio Duarte Fernandez, o investimento dá destaque especial à Comissão de Residência Médica (Coreme), com seus quatro programas de residências médicas: Clínica Médica, Cirurgia, Psiquiatria e Cardiologia. Isso porque nele poderão ser desenvolvidas muitas atividades de ensino, pesquisa e treinamento.

Fernandez observou que em setembro de 2005 houve o reconhecimento do Hospital de Cardiologia da instituição para residência médica nesta especialidade e este credenciamento tornou necessário o novo auditório.

O ensino técnico, como o de Enfermagem, também será beneficiado com o auditório, uma vez que inúmeras atividades poderão ser realizadas no local, que está estrategicamente localizado junto ao complexo hospitalar de Cardiologia e Oncologia. Na cerimônia de inauguração, Fernandez anunciou que esse complexo hospitalar será duplicado nos próximos três anos, aumentando a capacidade assistencial destas especialidades.

A placa inaugural foi descerrada pelo presidente da Santa Casa e pela secretária municipal de Saúde, Maria Antonieta Lavoratti. Após a inauguração já foi realizada uma aula inaugural para residentes e técnicos de enfermagem no novo espaço.
Carmem Ziebell

Fonte: Jornal Agora