Psiquiatria Forense tem programa de residência médica

O Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), em parceria com a Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA), inicia o programa de residência médica em psiquiatria forense, na Capital. Para este ano, um aluno está participando da iniciativa. Em 2007, poderá ser aberta mais uma vaga.

Na próxima quinta-feira (6), às 10 horas, na sede do IPF, será ministrada aula inaugural, em ato que terá a presença dos secretários da Justiça e da Segurança, Omar Amorim; da Saúde, Osmar Terra; e do superintendente dos Serviços Penitenciários, Djalma Gautério; entre outras autoridades civis, militares e da área da psiquiatria.

Segundo o diretor do IPF, psiquiatra Rogério Cardoso, a entrada do meio acadêmico no Instituto é muito salutar, pois reforçará ainda mais o caráter assistencial da instituição. Hoje, salienta Cardoso, o Instituto Psiquiátrico atende a pessoas com doenças mentais, suspeitas de terem cometido algum delito.

O programa consistirá de treinamentos em assistência psiquiátrica a pacientes submetidos à internação por ordem judicial, prática pericial na área criminal, prática pericial na área cível, consultoria psiquiátrico-forense e supervisão dos casos em atendimento. Além disso, serão ministradas aulas teóricas, que ocorrerão tanto no IPF como na faculdade.

O médico, explica Cardoso, que deseja se especializar em psiquiatria tem que fazer residência por três anos. Os dois primeiros anos são de psiquiatria geral e no terceiro, chamado de R3, o residente tem que optar por uma das quatro áreas oferecidas, que são a forense, infantil e adolescência, psicomotora ou a ger iátrica. Para essas residências, o futuro especialista ganha uma bolsa do Ministério da Educação.
As informações são do Governo do Estado do RS

Fonte: Gazeta Da Serra