Residentes de pediatria vão ajudar no combate a dengue no Rio

Uma sessão clínica, no Hospital São Rafael (HSR), em Salvador, confirmou nesta segunda-feira, 7, que, dos 11 médicos residentes em pediatria da instituição, três vão prestar serviço de atendimento à dengue nos postos de emergências do Rio de Janeiro. Até o momento, dez residentes já se ofereceram como voluntários do programa, segundo informações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

A expectativa é que mais residentes se alistem até o fim da semana. A Sesab divulgará nesta terça-feira, 8, os nomes dos voluntários e as instituições a que pertencem. Inicialmente, o serviço de auxilio ao Estado do Rio será de 15 dias. Para o coordenador da residência médica em pediatria do HSR, Roberto Sapolnik, a situação epidêmica que está acontecendo no Rio de Janeiro, foge a capacidade de qualquer localidade, independente da situação do serviço de saúde.

Segundo Sapolnik, o importante neste momento é socorrer a população que necessita de atendimento. “Quando passar a crise, aí sim, pode-se discutir melhorias nas políticas do serviço de saúde”, disse. O encontro, que serviu de treinamento aos residentes, teve como tema a “Atualização do Protocolo de Emergência no Atendimento a Casos de Dengue”.

O encontro, que serviu de treinamento aos residentes, teve como tema a “Atualização do Protocolo de Emergência no Atendimento à Casos de Dengue” e contou com a participação da palestrante Lídia Souza, médica do Hospital Couto Maia, e do superintendente da Sesab, Alfredo Boa Sorte. O HSR abriu a sessão clínica aos profissionais das outras unidades hospitalares.

Ainda de acordo com o coordenador, a Bahia está inserida num sentimento brasileiro de ajudar uma situação de calamidade pública, assim como outros estados. “Hoje são eles que estão precisando, amanhã pode ser a gente”, afirma. Os residentes em pediatria que se candidatarem terão apoio financeiro da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, que cobrirá os custos de transporte, hospedagem em hotel, translado até a unidade de saúde e o valor de R$ 500 por plantão de 12 horas.

Encontro – Na última quarta-feira, 2, o Secretario de Saúde da Bahia (Sesab), Jorge Solla, convidou os representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremeb), do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), Coordenadores do programa de residência em pediatria do Estado e da Comissão Estadual de Residência Médica do Estado da Bahia (Cerem), para discutir a situação epidêmica do Rio de Janeiro e o convite do Estado aos residentes baianos.

Também foi discutida no encontro a situação da dengue na Bahia, onde até então não há probabilidade de epidemia. De acordo com o vice-presidente do Cremeb, José Abelardo Meneses, que também esteve presente na reunião, ainda não foi definida uma relação de quais residentes médicos estariam indo para o Rio de Janeiro.

Além do Hospital São Rafael, outras seis instuições hospitalares integram o programa: Hospital Roberto Santos, Hospital Santo Antônio, Hospital das Clinicas (Hospital Universitário Professor Edgard Santos-Hupes) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, e o Hospital Geral de Vitória da Conquista.

Uma nova reunião será agenda ainda para esta semana, para organizar a viagem dos residentes para o Rio de Janeiro. A reunião aconteceria nesta segunda, mas teve que ser desmarcada, já que alguns coordenadores do programa não poderiam comparecer.

Fonte: A Tarde