Prêmio estimula produção de tecnologia educacional

Foi publicado o edital do concurso “Objetos de Aprendizagem – 3ª edição/2007” para premiar conteúdos de aprendizagem nas áreas curriculares dos ensinos Fundamental, Médio e profissionalizante e modalidade de Educação Especial. O concurso envolve alunos da graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior nacionais e professores da educação básica e profissionalizante, incluindo multiplicadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional dos Estados.

O prêmio tem como objetivo apoiar e estimular o desenvolvimento de conteúdo pedagógico digital visando atender à educação presencial e a distância, incentivando o desenvolvimento de novas capacidades na pesquisa e na construção de novos objetos de aprendizagem. O foco de interesse do concurso são os objetos de aprendizagem classificados como animações/simulações.

Esta iniciativa insere-se no Projeto Rede Interativa Virtual de Educação (Rived)

( http://rived.mec.gov.br ), da Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação, em parceria com o Programa das Nações Unidas (Pnud).

Vão ser premiados 80 trabalhos, no valor de R$ 5 mil cada. Poderão participar do concurso alunos regularmente matriculados e freqüentando os cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior, professores da educação básica e profissionalizante, incluindo multiplicadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional dos Estados.

Cada conteúdo digital apresentado deverá conter os padrões publicados na página www.rived.mec.gov.br/instrumentos.php e devem ser encaminhados ao Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, Projeto Rived, Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Ed. Sede, Sobreloja, sala 103 – Rived, 70047-900 – Brasília – DF.

A data final de postagem no correio é 31 de agosto. A análise e os julgamentos dos objetos vão acontecer de 4 a 20 de setembro. A divulgação dos resultados será realizada em 25 de setembro e a premiação, em outubro de 2007.

Fonte: Pantanal News