UFTM: em discussão a Educação Médica

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) sedia, de 25 a 27 de maio, o “II Congresso Mineiro de Educação Médica”, o COMEM, um espaço regional, onde as escolas mineiras de medicina estabelecem um intercâmbio das suas diversas visões sobre a educação médica.

O “II COMEM” é uma realização da UFTM, do Diretório Acadêmico Gaspar Viana e da Associação Brasileira de Educação Médica. Os trabalhos serão desenvolvidos nos anfiteatros A e B e salas do Centro Educacional e Administrativo da UFTM.

As inscrições para o Congresso estão abertas até 27 de abril, mas podem ser feitas até a data do evento. Os valores variam ente R$ 20 e R$ 60, dependendo da categoria e data da inscrição. Podem participar, estudantes e residentes (categoria A e B), professores e profissionais da saúde. As inscrições para apresentação de trabalhos científicos podem ser feitas somente até o dia 27 de abril.

Programação

Na pauta dos debates estão itens como o impacto da especialização da residência, a formação de médicos generalistas, a saúde mental do estudante de Medicina, os hospitais universitários e de ensino e o Sistema Único de Saúde.

Segundo a representante dos estudantes mineiros na Associação Brasileira de Educação Médica, acadêmica Ana Paula Borges Carrijo, o Congresso discute os modelos de ensino adotados pelas universidades e aqueles que seriam ideais para a realidade brasileira.

Para a estudante, o COMEM abre espaço para discussão sobre o currículo, pela comunidade acadêmica, oferece a oportunidade de compartilhar experiências e discutir as demandas de educação médica de cada região, além de aproximar as escolas e articular a produção científica local.

Mais informações no site da UFTM.

Fonte: Minas Vestibular