MEC descredencia programas de residência médica

A Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação descredenciou dois programas de residência em Clínica Geral no Distrito Federal, nos hospitais Regional de Taguatinga (HRT) e Regional de Ceilândia (HRC).

Em março deste ano, por reclamações dos próprios residentes e de pacientes, o MEC já havia descredenciado o programa de Cardiologia do Hospital de Base, o maior de Brasília.

“Os programas não atendiam às exigências necessárias, precisando de ajustes, como a contratação de enfermeiros e médicos, além da compra de aparelhos e medicamentos indispensáveis à boa prática médica”, disse Antônio Carlos Lopes, diretor de Residência Médica da Secretaria de Ensino Superior (SESu) e integrante da comissão.

A comissão ainda vai vistoriar outros programas de residência do Distrito Federal Nesta semana, entre eles o do Hospital Regional de Sobradinho e o Hospital São Vicente de Paula, em Taguatinga.

O secretário de Saúde do Distrito Federal, José Geraldo Maciel, pediu um prazo maior para que os hospitais funcionem com a infra-estrutura adequada. O MEC manteve a suspensão, mas dará um prazo para reestruturação dos programas.

Fonte: Estadão