País precisa formar 5.000 especialistas em saúde, diz estudo

Um estudo do Ministério da Saúde, realizado em parceria com as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pelotas (UFPel), Minas Gerais (UFMG), Bahia (UFBA) e Universidade de São Paulo (USP), apresentado nesta quarta-feira (27/04) aos membros da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica), mostra que o país tem um déficit de cerca de 5.000 especialistas em diferentes áreas e que essa carência é acentuada nas regiões Norte e Nordeste.

O trabalho indica que faltam médicos para trabalhar nas unidades de tratamento intensivo (UTIs) em todos os Estados das regiões Norte e Nordeste e em parte do Centro-Oeste. Nesses locais, informa a coordenadora-geral de ações estratégicas de educação em saúde, do Ministério da Saúde, Laura Feuerwerker, não há profissionais para atender às necessidades da população e nem programas de formação de residentes.

As regiões Norte e Centro-Oeste precisam também de anestesistas e, em todo o país, faltam psiquiatras e especialistas em saúde da família. O estudo revela ainda que há excesso de pediatras, porque os programas de residência médica continuam formando esses profissionais sem verificar que o número de nascimentos vem caindo nos últimos 20 anos.

Para o presidente da CNRM, Antônio Carlos Lopes, o estudo é uma contribuição importante e vai orientar a definição de programas de residência médica no Ministério da Educação. Lopes constituiu uma subcomissão para trabalhar a criação de residências a partir das carências apontadas no trabalho do Ministério da Saúde.

Aumento

Laura Feuerwerker destacou que a discrepância entre as necessidades de especialistas e a formação de residentes ocorreu porque nos últimos 15 anos “houve pouca conversa entre as áreas de saúde e educação, mas que isso hoje está mudando”.

Ela também informou que nos últimos dez anos os cursos de graduação em medicina passaram de 80 para 138, mas que a expansão dos programas de residência não acompanhou esse aumento, por isso o déficit de cerca de 5.000 especialistas.

A CNRM é um órgão da SESu/MEC (Secretaria de Educação Superior) que define as políticas e orienta a formação de médicos residentes.

Fonte:Noticias Uol