Curso de Medicina da UFRR e Residência Médica do HGR realizam simpósio sobre doenças parasitárias

O Curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizou no período de 26 a 28 de junho o Simpósio de Doenças Parasitárias. A participação superou as expectativas da comissão organizadora: 130 participantes, entre médicos, biólogos e acadêmicos de Medicina e de Biologia. O evento foi coordenado também pela Comissão de Residência Médica em Clínica Médica, do Hospital Geral de Roraima (HGR), dirigida pelo Doutor Mauro Asato.

O Professor Doutor Alex Sibajev, Coordenador do Curso de Medicina da UFRR, disse que a idéia da realização do Simpósio levou em consideração as características biológicas ambientais e sociais da região Amazônica e as doenças infecciosas e parasitárias emergentes e reemergentes, que assumem uma maior importância epidemiológica que outros agravos de saúde, quando comparados com outras regiões brasileiras.

“Acrescente-se o fato de que muitas das doenças estudadas em nossa região contam com pouca divulgação em livros didáticos de uso corrente, sendo algumas vezes encaradas como patologias exóticas e permanecendo como um conhecimento acumulado por profissionais de saúde e pesquisadores da região, disponíveis apenas em anais de congressos e publicações mais especializadas em Medicina Tropical”.

Sibajev explica que o objetivo foi difundir aos profissionais da área biomédica as descobertas mais recentes, entre estas, o caso da Lagoquilascaríase, identificada no estado e nas proximidades, como o estado do Pará.

“Pudemos contar com a participação do Professor Doutor Habib (Fraiha Neto, do Instituto Evandro Chagas, de Belém – PA), expert conhecedor dessa patologia, que aceitou o convite para nos ajudar a difundir e explicar os critérios de identificação da doença, bem como sua evolução clínica”, disse Sibajev.

A Lagoquilascaríase é uma doença parasitária causada por um helminto, um verme. É uma doença grave. No estado de Roraima foram registrados até agora apenas cinco casos, todos tendo evoluído para óbito.

Além da Lagoquilascaríase, foram debatidas também outras patologias exóticas, entre elas o Acidente por Lonomia, ainda não registrado em Roraima, e as parasitoses intestinais, discorridas pelo Professor Doutor Antônio de Matos Tavares, do Instituto de Medicina Tropical de Manaus (AM), especialmente convidado para o evento.

O Simpósio aconteceu no Auditório da Secretaria Estadual de Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes). Os Certificados de Participação estarão à disposição dos participantes na Coordenadoria do Curso de Medicina, Bloco IV da UFRR – Campus do Paricarana, a partir desta sexta-feira, 07 de julho.

Fonte: Universidade Federal de Roraima