Churrasco em excesso X hipertensão: cuidado com o sal, a gordura e o álcool

CardioAula - Médico escrevendo coração de ECG

Churrasco, todo mundo gosta e todo mundo sabe fazer! Ou pensa que sabe. O Bem Estar desta sexta-feira (16) mostra que tem churrasco bom em toda parte do Brasil e o nutrólogo José Ernesto dos Santos explica alguns cuidados importantes na preparação de um bom churrasco, principalmente com relação ao sal. Já a nutricionista Lara Natacci fala sobre uma tradição do churrasco em Campo Grande. Sai o pão, sai a salada de batata e entra a mandioca! Será que dá certo?

SAIBA MAIS

Churrasco é uma tradição bem brasileira, uma forma de reunir os parentes e os amigos para um dia gostoso, com comida e bebida à vontade. Mas você já parou pra pensar quantos gramas de carne chega a comer em uma tarde de churrasco? Dr. José Ernesto perguntou para uma churrascaria tradicional de Ribeirão Preto e a média dos clientes é de 750 gramas de carne para os homens e 450 gramas para as mulheres.

O ideal, segundo os convidados do dia, é comer, no máximo, 200 gramas de carne em um churrasco, associado ao consumo de fibras e salada.

Outras opções de acompanhamento saudável são: mandioca cozida, batata inglesa e batata doce assada, cebola assada e salada com frutas, como laranja e abacaxi.

Seis dicas para um churrasco gostoso, nutritivo e equilibrado:

1. Asse a carne longe do fogo, use cortes de porções menores e não deixe tostar

2. Para auxiliar o cozimento e diminuir a adição de sal, deixe a carne marinar por algumas horas antes do preparo. Use vinagre ou vinho em pouca quantidade, pouco sal e muitas ervas

3. Retire o excesso de gordura ou use cortes mais magros, como maminha, alcatra, frango sem a pele, peixe ou lombo suíno

4. Fique de olho nos acompanhamentos e aperitivos: no lugar dos embutidos, pão de alho com margarina e farofa com bacon, use folhas, vegetais crus, grelhados e assados, além dos grãos. Adicione frutas nas saladas ou sobremesas, lembrando que abacaxi e mamão contém enzimas que auxiliam a digestão

5. Se for consumir bebidas alcoólicas ou refrigerantes, use copos pequenos e alterne com água

6. Evite comer em pé, sente-se à mesa, use garfo e faca, coma devagar e saboreie cada garfada.

Dr. Ernesto diz que o churrasco de vez em quando não faz mal, o problema é o excesso. O comedor compulsivo de churrasco associa três fatores para ficar hipertenso: o excesso de sal, o excesso de gordura e o excesso de álcool.

Leitor: Esta matéria foi retirada do G1. As opiniões nela contidas não necessariamente representam a opinião do CardioAula.

O Edital da Prova de Título de Especialista em Cardiologia da SBC finalmente foi disponibilizado hoje.

Clique no link abaixo para baixar.


Veja as principais dúvidas sobre os pré-requisitos para se eleger para a prova do TEC da SBC

– Assista ou OUÇA a leitura do edital!

– Assista a Playlist oficial do CardioAula com instruções, dicas e trechos de aulas para conhecer o 1o preparatório online em Cardiologia e único há 11 anos APROVANDO NO TEC.


Turma 3 CardioAula TEC 2017 – Última turma do ano

SAC: 031998007992

OU ACESSE A PLAYLIST COMPLETA CARDIOAULA CLICANDO AQUI

Parceria especial com os outros cursos do Grupo:

Preparatório para ACLS
Conheça:
www.preacls.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/preacls

Facebook Pré ACLS

Preparatório para o TEC e extensão em Cardiologia
Conheça: www.https://www.cardioaula.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/cardioaula

Facebook Cardio Curso

Finanças e Administração na Saúde
Conheça: www.medinvest.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/medinvest