Quem tem problemas cardíacos pode tomar a vacina da gripe?

CardioAula - Médico escrevendo coração de ECG

Quem possui doenças cardiovasculares crônicas, como insuficiência cardíaca, doença coronariana e hipertensão não pode deixar de se vacinar contra a gripe. Os problemas cardíacos podem causar uma queda da imunidade expondo os pacientes a um maior potencial de complicações durante uma simples infecção pelo vírus Influenza, com maior tendência ao desenvolvimento de pneumonia, hospitalização e até morte prematura.

Quem tem outros fatores de risco também precisa se prevenir contra a gripe, como fumantes, diabéticos e portadores de doenças circulatórias. Até aqueles que se já submeteram a um transplante de coração precisam se vacinar anualmente.

Risco aumentado

O último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que mapeia os casos de gripe no Brasil, demonstrou que, neste ano, 70 pessoas foram a óbito por influenza, sendo 35% dessas vítimas portadoras de doença cardiovascular crônica.

Um estudo que avaliou o impacto do vírus Influenza em pacientes com doenças cardíacas revelou que a gripe pode causar miocardite (inflamação do coração), arritmias cardíacas e desencadear infarto, causando complicações graves e óbito, até mesmo em pessoas previamente saudáveis.

Maior proteção

Por tudo isso, a Sociedade Brasileira de Cardiologia tem apoiado e difundido as campanhas de imunização contra a influenza. A efetividade da vacina contra a gripe pode variar de uma temporada para outra. Também pode mudar dependendo da pessoa que recebe a vacina, de acordo com sua idade e estado de saúde e conforme a semelhança ou “compatibilidade” entre os vírus incluídos na vacina e aqueles disseminados na comunidade.

Apesar dessas variações, estudos demonstram que, caso indivíduos vacinados contraiam a enfermidade, os sintomas serão mais leves, além de diminuir o risco de hospitalização.

Leitor: Esta matéria foi retirada da Veja. As opiniões nela contidas não necessariamente representam a opinião do CardioAula.

Turma 3 CardioAula TEC 2017 – Última turma do ano

SAC: 031998007992

OU ACESSE A PLAYLIST COMPLETA CARDIOAULA CLICANDO AQUI

Parceria especial com os outros cursos do Grupo:

Preparatório para ACLS
Conheça:
www.preacls.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/preacls

Facebook Pré ACLS

Preparatório para o TEC e extensão em Cardiologia
Conheça: www.https://www.cardioaula.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/cardioaula

Facebook Cardio Curso

Finanças e Administração na Saúde
Conheça: www.medinvest.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/medinvest