Vai encarar estes desafios? Resolva questões das últimas provas do TEC

🔻 QUESTÃO 2018: Tente acertar este desafio!

Comentário: Questão simples e direta. No período de contração isovolumétrica as valvas atrioventriculares estão fechadas, pois a pressão dos ventrículos superou a dos átrios, mas essa pressão não foi suficiente para superar a pressão das artérias pulmonar e aórtica (todas as valvas estão fechadas). À medida que ocorre a contração, essa pressão ventricular elevará gradativamente, sem alterar o volume, até superar aquela exercida sobre as válvulas semilunares e então abri-las. O momento da onda V da onda de pulso venoso corresponde ao enchimento passivo atrial, enquanto a valva tricúspide está fechada. Após o período de relaxamento isovolumétrico ocorre o enchimento ventricular rápido.

Resposta: Letra D

Comentário: Em relação à farmacologia das estatinas abordada nessa questão temos que fármacos INDUTORES do citocromo CYP3A4 DIMINUEM a concentração de estatinas, particularmente, nesse caso, a sinvastatina e a atorvastatina. Isso determina um menor risco de miopatia quando seu uso está associado a medicações que atuam nessa via metabólica dessa maneira. Já os INIBIDORES do CYP3A4 AUMENTAM a concentração dessa estatina, aumentando o risco de miopatias. No caso dos INDUTORES citocromo CYP2C9 DIMINUEM a concentração das estatinas, particularmente a fluvastatina, pravastatina e rosuvastatina. E os INIBIDORES desse citocromo AUMENTAM a concentração delas. Temos, a partir disso, uma regra:

  • INDUTORES de citocromo DIMINUEM a concentração da estatina = MENOR RISCO DE MIOPATIA;
  • INIBIDORES de citocromo AUMENTAM a concentração da estatina = MAIOR RISCO DE MIOPATIA;
  • CYP3A4 – Sinvastatina e Atorvastatina;
  • CYP2C9 – Fluvastatina, Pravastatina e Rosuvastatina.

Os macrolídeos são inibidores do CYP3A4, assim como o verapamil e o diltiazem, logo, apresentam interação medicamentosa com as estatinas. Conforme dados da última diretriz brasileira de dislipidemia, a dosagem de creatinoquinase (CK) deve ser realizada no início do tratamento e durante o tratamento somente ocorrerem sintomas musculares, introdução de fármacos que interagem com estatinas ou quando se eleva a dose da estatina (Grau de recomendação IIa; Nível de evidência: B). Existem dados que demonstram um risco aumentado de desenvolvimento de diabetes nos pacientes em uso de estatinas. Entretanto, esse aumento não se associou a desfechos clínicos desfavoráveis, tornando a indicação da estatina imperativa, tendo em vista o seu potencial na redução de eventos cardiovasculares a despeito dessa constatação no aumento da incidência de diabetes.

Resposta: Letra C

Comentário: Para aferição da PA, é necessário um ambiente calmo e aparelhos calibrados. Orienta-se um repouso de, no mínimo, 5 minutos antes da aferição da PA, evitar bexiga cheia, esforço físico nos últimos 60 minutos, ingestão de álcool, café e alimentos e tabagismo, nos últimos 30 minutos. A posição do paciente é muito importante – deve estar sentado, com os pés descruzados e apoiados no chão e o dorso recostado. O braço deve estar na altura do coração, com a palma da mão virada para cima e com o cotovelo levemente fletido.

Resposta: Letra A



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!