Vai encarar estes desafios? Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo!

Comentário: Uma perda ponderal de 5% reflete em uma redução de 20% a 30% na PA, e a perda de 10kg está associada a maior queda da PAS em pacientes hipertensos.

Ref.: VII diretriz brasileira de HÁ, 67-72

Resposta: Letra D

Comentário: Termo em desuso a hipertensão maligna acelerada é caracterizada por uma emergência hipertensiva que leva a deterioração do estado geral, retinopatia grave e papiledema.

Ref.: Livro texto da SBC, 2ª ed

Resposta: Letra E

Comentário: Todos sabemos que a HAS é causa de inúmeras morbidades, entre elas a demência. Os AVC isquêmicos são a maioria dos casos, chegando a 85%. As lesões assintomáticas da substância branca são muito comuns. O duplex de carótidas e vertebrais está indicado em pacientes com sopros carotídeos, independente de sintomas.

Resposta: Letra A

Comentário: “Considerando-se que todo diabético apresenta alto risco CV, o tratamento inicial inclui a associação de dois ou mais fármacos de classes diferentes. Nos hipertensos diabéticos sem nefropatia, todos os anti-hipertensivos podem ser utilizados. Entretanto, na presença de nefropatia diabética, o uso de medicamentos inibidores do SRAA é preferencial”.

Ref.: VII diretriz brasileira de HÁ, 67-72

Resposta: Letra E



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!