Teste seus conhecimentos: Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo!

Comentário: Quando há aumento da pressão na artéria pulmonar, a tendência é redução do fluxo E-D. São casos graves que só podem ser operados em situações especiais. Na vigência de hipertensão pulmonar, o fechamento da CIA pode ser feito quando a relação da resistência vascular pulmonar for menor que 2/3 (dois terços) da sistêmica, com Qp/Qs maior que 1,5. Quando a resistência vascular pulmonar calculada for maior que oito unidades Wood e quando houver shunt da direita para a esquerda em repouso, está contraindicada a cirurgia.

Resposta:  Letra D

Comentário: O defeito do septo AV (DSAV) é um grupo de patologias que têm defeito no septo AV e anormalidades das valvas AV. Corresponde a 4 a 5% das cardiopatias congênitas. Em torno de 40-45% dos pacientes com Sd de Down têm doença congênita e desses 40% tem DSAV. Na forma parcial, a CIA é a principal causa da repercussão hemodinâmica. Em sua maioria, são assintomáticos ou com sinais discretos de IC. Na forma completa, quando não tratados, evoluem para óbito antes dos 15 anos de vida. A morte é devido a IC. Se operados com HP apresentam alta taxa de mortalidade na infância. O momento da cirurgia tem que anteceder sinais evidentes de HP.

Resposta:  Letra E

Comentário: Vejamos cada uma das alternativas:
Alternativa “A”: o uso de aspirina em baixa dose pode ser uma opção a ser associada, particularmente, nas próteses com maior potencial trombogênico ou em gestantes com fatores de risco adicionais (história de tromboembolismo e/ou fibrilação atrial).
Alternativa “B”: a varfarina pode gerar malformações fetais e, por isso, recomenda-se, geralmente, o uso de heparina até a 12ª semana.
Alternativa “C”: a heparina não fracionada pode ser utilizada por via subcutânea e intravenosa, iniciando-se no primeiro trimestre.
Alternativa “D”: a heparina de baixo peso é uma alternativa útil por sua facilidade de uso e boa biodisponibilidade.
Alternativa “E”: a heparina não fracionada é uma alternativa para ser utilizada para evitar a exposição do feto à varfarina, mas não evita por completo os riscos de fenômenos tromboembólicos. Portanto, deve ser usada com critério e por determinado período, devendo a varfarina ser reintroduzida o quanto antes, por ser mais eficaz em evitar complicações relacionadas à formação de trombos.

Resposta:  Letra E



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!