Será que você domina este tema? Resolva questões das últimas provas do TEC

🔻 QUESTÃO 2018: Tente acertar este desafio!

Comentário: Até o momento, nenhum fármaco isoladamente foi associado à redução da mortalidade na ICFEp.

Resposta: Letra A

Comentário: Letra A errada: A ausência de estertores pulmonares na ausculta não exclui a presença de congestão pulmonar ou pressão capilar pulmonar elevada, principalmente, em pacientes com IC crônica, devido a mecanismos adaptativos como a maior atuação do sistema linfático. Letra B: Correta e autoexplicativa. Letra C errada: A hepatomegalia geralmente precede o surgimento de edema periférico na IC. Letra D errada: Pacientes com IC aguda nova podem apresentar sinais de congestão pulmonar, sem a presença de edema periférico. Letra E: Devido ao aumento da pressão pulmonar na IC, há aumento na velocidade de fechamento da valva pulmonar (componente P2), levando à hiperfonese do componente pulmonar da segunda bulha.

Resposta: Letra B

Comentário: Letra A errada: Os testes sorológicos convencionais (hemaglutinação indireta, imunofluorescência indireta e ELISA) podem determinar o diagnóstico em quase 100% dos casos na fase crônica da Doença de Chagas. Letra B errada: Não existe indicação para a erradicação do parasita na fase crônica da doença. Letra C errada: A presença da cardiomiopatia chagásica por si só não indica o uso de anticoagulantes. Letra D errada: O CDI está indicado para profilaxia primária (classe IIa) em pacientes com FEVE ≤ 35% e classe funcional II-III.

Resposta: Letra E

Comentário: Letra A errada: O diagnóstico diferencial mais importante é da síndrome coronariana aguda por rotura de placa aterosclerótica. Letra B errada: O exame complementar preferencial é a cineangiocoronariografia. Letra C: Correta e autoexplicativa. Letra D errada: A recorrência ocorre em até 10% dos casos. Letra E errada: Vasopressores devem ser usados com extrema cautela na síndrome de Takotsubo devido à possibilidade de piora da obstrução dinâmica da via de saída do VE.

Resposta: Letra C



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!