Será que você domina este tema? Resolva questões das últimas provas do TEC

⬛ QUESTÃO 2020: Será que você domina este tema?

Comentário: São indicações classe de recomendação I para transplante cardíaco as seguintes situações:

  • IC avançada na dependência de drogas inotrópicas e/ ou suporte circulatório mecânico
  • IC CF III-IV persistente com tratamento otimizado napresença de outros fatores de mau prognóstico
  • IC avançada e VO2 de pico ≤ 12ml/kg/minuto em usode BB
  • IC avançada e VO2 de pico ≤ 14ml/kg/minuto em pacientes intolerantes ao uso de BB
  • Arritmias ventriculares sintomáticas e refratárias ao manejo com fármacos, dispositivos elétricos e procedimentos de ablação.

Resposta:  Letra C

Comentário: Questão que levanta dúvidas, sobre exames complementares no contexto de cardiopatia chagásica crônica. Vamos analisar as alternativas: A, correta, o examinador provavelmente se refere ao paciente na fase crônica indeterminada, e a avaliação com ECG é útil para avaliar passagem para fase B1. B, correta, ecocardiograma em pacientes sintomáticos (avaliar função do VE). C, incorreta, o paciente com alteração eletrocardiográfica típica e dor torácica, pode ser avaliado por testes não invasivos, ficando a coronariografia apenas para angina típica com vários fatores de risco para DAC ou testes não invasivos com grande carga isquêmica. D, correta, com objetivo de avaliar TVNS / TVS. E, correta, se houve PCR sem ritmo documentado, o EEF deve ser realizado para avaliar indução de TV, principalmente em pacientes com FEVE<35%, com objetivo de indicar o implante de CDI.

Resposta:  Letra C

Comentário: Questão polémica, onde houve recurso, visto que o livro texto da SBC relata que a acuraria analisada por uma metanálise encontrou sensibilidade e especificidade comparáveis entre tomografia, ecocardiograma transesofágico e ressonância. Demonstra em seguida que a tomografia helicoidal apresenta especificidade de 98% e sensibilidade de 100%. Vale lembrar que apesar da grande acuraria da ressonância, sua indisponibilidade, tempo de execução e preço dificultam o seu uso.

Resposta:  Letras A e C



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!