Será que você domina este tema? Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo! 

Comentário: Na CIA no tipo fossa oval, o ECOTT tem sensibilidade de 100%; já no seio venoso, é de 70%. No FOP, o ECOTT tem sensibilidade de 31%, enquanto o ECOTE, com contraste de macrobolhas, é de 100%. O contraste é observado até preencher todo o átrio direito até o 3º ciclo após a injeção, ao ser detectado em quantidade mínima de pelo menos cinco macrobolhas no átrio esquerdo sugere FOP.

Resposta:  Letra E

Comentário: A Anomalia de Ebstein é caracterizada pela aderência dos folhetos septal e posterior da valva tricúspide na cavidade do VD, ou seja, há deslocamento em direção ao ápice. É a “atrialização” do VD. Cardiopatia rara, responsável por menos de 1% das cardiopatias congênitas. Não há predição por sexo. Em torno de 40% dos neonatos não atingem o primeiro mês de vida. A CIA está presente em até 90% dos pacientes. Grande associação com a Síndrome de Wolf-Parkinson-White. Letra A errada; há a valva, porém, com alteração da posição dos seus folhetos. Letra B errada; há aderência dos folhetos septal e posterior. Letra C e E erradas; essa patologia leva à insuficiência e não estenose.

Resposta:  Letra D

Comentário: A T4F é a cardiopatia congênita cianogênica mais comum após o primeiro ano de vida. Representa cerca de 10% das cardiopatias congênitas. Caracteriza-se pelos achados de CIV ampla, cavalgamento da aorta sobre o SIV, obstrução da via de saída do VD e hipertrofia do VD.

*Características da T4F

Resposta:  Letra C

Comentário: Questão clássica sobre Tetralogia de Fallot (T4F). Letra B correta e autoexplicativa. Letra C correta; o ECG evidencia sobrecarga de VD e eixo desviado para direita, além de BRD. Letra D correta; como a T4F é uma cardiopatia de hipofluxo pulmonar, o RX tórax mostra aumento de VD, TP hipoplásico, pulmão pouco vascularizado. Podemos encontrar os achados característicos de tamanco holandês ou coração em “bota”. Letra E correta; o tratamento cirúrgico está indicado em todos os casos de T4F, há grande vantagem da correção no primeiro ao de vida. Letra A errada; a cirurgia tem excelente prognóstico quando realizada precocemente.

Ref.: Braunwald, 9ª edição, 1468-1469

Resposta:  Letra A




Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!