Morte súbita cardíaca mata, em média, 100 pessoas por ano no Amazonas

Com incidência maior no sexo masculino, entre 80% a 90% dos casos de morte súbita são provocados por arritmias cardíacas

Em cinco anos, quase 500 pessoas, no Amazonas, foram vítimas de morte súbita, segundo dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Ministério da Saúde. No mesmo período, entre 2010 e 2015, as arritmias cardíacas geraram 2.327 internações, que custaram ao Sistema Único de Saúde (SUS) mais de R$ 11 milhões.

Com incidência maior no sexo masculino, entre 80% a 90% dos casos de morte súbita são provocados por arritmias cardíacas. Sua maior prevalência se dá na faixa etária entre 45 e 75 anos. Ela pode acometer desde recém-nascidos até adultos, nos quais as principais causas são as doenças do coração, sendo o infarto agudo do miocárdio a mais importante.

Para alertar a população sobre os principais sintomas de uma arritmia cardíaca, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) realizará, em Manaus, na sexta-feira, 13, a campanha Coração na Batida Certa. A ação é em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, celebrado em 12 de novembro.
De acordo com a Sobrac, a doença acomete mais de 20 milhões de brasileiros e é responsável pela morte súbita de mais de 300 mil pessoas todos os anos. “Entre as arritmias existentes, a fibrilação atrial é a mais prevalente na população mundial e brasileira, sobretudo em indivíduos com mais de 75 anos de idade. A principal consequência desta doença é o Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, explica o cardiologista e presidente da Sobrac, Luiz Pereira de Magalhães.

O médico explica que as arritmias cardíacas são alterações elétricas que provocam modificações no ritmo das batidas do coração. Elas são de vários tipos: taquicardia, quando o coração bate rápido demais; bradicardia, quando as batidas são muito lentas, e casos em que o coração pulsa com irregularidade (descompasso), sendo sua pior consequência a morte súbita cardíaca.

Segundo ele, além de prevenir o infarto e seus fatores de risco (hipertensão, diabetes, sedentarismo, tabagismo), para combater a morte súbita, é necessário realizar avaliação cardiológica de pessoas com histórico de desmaios ou história familiar de morte súbita, até a implantação de Desfibriladores Externos Automáticos (DEA) em locais de grande circulação. O aparelho é autoexplicativo e pode ser manuseado por qualquer pessoa.

Sintomas

Palpitações ou ‘batedeiras’, desmaios, tonteiras, confusão mental, fraqueza, pressão baixa e dor no peito são alguns dos principais sintomas de uma arritmia cardíaca. “No entanto, algumas são assintomáticas, ou seja, não provocam nenhum dos sintomas descritos. Nesses casos, as arritmias podem desencadear uma parada cardíaca e levar à morte súbita – instantânea, inesperada, repentina e não acidental”.

Com a campanha, a Sobrac quer alertar a população para os sintomas e prevenção da doença. “Quando uma sociedade é bem informada, ela cuida melhor da sua saúde, coletiva e individualmente. Queremos contribuir para a conscientização de todos, como benefício social, educativo e até econômico, pois a prevenção é um modelo que reduz custos para a saúde, seja pública, seja privada”, explicou Magalhães.

Em Manaus, a campanha Coração na Batida Certa está programada para acontecer na sede do CRM – Avenida: Senador Raimundo Parente, 6 – Praça Walter Góes.

Fonte: d24am







Parceria especial com os outros cursos do Grupo:

Preparatório para ACLS
Conheça: www.preacls.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/preacls

Facebook Pré ACLS

Preparatório para o TEC e extensão em Cardiologia
Conheça: www.https://www.cardioaula.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/cardioaula

Facebook Cardio Curso

Finanças e administração na saúde
Conheça: www.medinvest.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/medinvest

Facebook MedInvest

Fisioaula – Preparação para concursos e atualização em fisioterapia
Conheça: www.fisioaula.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/fisioaula

Facebook Fisioaula

Curso de Radiologia – Aulas Online, Apostila e Certificado em Casa
Conheça: www.medaula.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/radiologia

Facebook Radiologia

Curso Preparatório para Concursos de Enfermagem – Enfermagem AULA
Conheça: www.cursodeenfermagem.com.br

Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/enfermagem

Facebook Enfermagem