Brasileiros inscritos no Mais Médicos passam a atuar hoje

Os profissionais brasileiros inscritos no programa Mais Médicos do governo federal começam nesta segunda-feira a atuar em unidades básicas de saúde pelo país. Ao todo, 1 096 médicos com diplomas do Brasil confirmaram sua atuação em 454 municípios brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. A capital paulista receberá seis profissionais do programa nesta semana.

Na primeira fase do programa, 3 511 cidades requisitaram ao governo 15 460 profissionais de saúde. Integram o programa outros 282 médicos estrangeiros, além dos 4 000 cubanos contratados pelo Brasil por meio de convênio com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) – 400 deles já estão no país.

Os profissionais que participarão do programa começaram a chegar ao país em 23 de agosto. Para eles, não será exigida a revalidação do diploma de medicina por meio do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida). Desde o dia 26, os médicos participam de um treinamento que inclui aulas sobre o funcionamento do sistema de saúde pública no Brasil e avaliações do nível de conhecimento de língua portuguesa dos profissionais.

Os médicos ainda terão contato com as particularidades dos municípios para os quais foram designados. Os cursos serão dados em oito capitais: São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Salvador. Somente depois disso, os profissionais se instalarão nas respectivas cidades. O salário dos profissionais selecionados pelo programa será de 10.000 reais, e eles também contarão com uma ajuda de custo dos municípios.

Inicialmente, 16 530 médicos brasileiros haviam se inscrito no programa do governo federal. No dia 6 de agosto, porém, o Ministério da Saúde informou que apenas 938 desses profissionais haviam confirmado a participação no programa, o equivalente a 6% das vagas abertas. A principal resistência dos profissionais aconteceu em relação à área para a qual foram alocados – o que os levou a não finalizar o cadastro no programa.

Os médicos brasileiros que chegaram a selecionar os municípios onde desejavam atuar, mas que não finalizaram a homologação, tiveram dois dias para indicar outras seis opções de cidades. Com isso, o número de profissionais brasileiros que concluiu o cadastro no programa aumentou de 938 para 1 096.

Parceria especial com o CardioCurso.
Conheça: www.cardiocurso.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br

Facebook Cardio Curso

Parceria especial com o MedInvest.
Conheça: www.medinvest.com.br
Matricule-se online: www.medinvest.com.br

Facebook MedInvest

Parceria especial com o curso de Prova Plástica.
Conheça: www.provaplastica.com.br
Matricule-se online: www.provaplastica.com.br

Facebook Prova Plástica

Parceria especial com o Curso de Sutura.
Conheça: www.sutura.com.br
Matricule-se online: www.sutura.com.br

Facebook Sutura

Parceria especial com o FisioAula.
Conheça: www.fisioaula.com.br
Matricule-se online: www.fisioaula.com.br

Facebook Fisioaula

Fonte: Veja.com.br