Universidade abre vagas para o seu programa de residência

A UEPA (Universidade do Estado), por meio do CCBS (Centro de Ciências Biológicas e Saúde), disponibiliza dez vagas para o primeiro programa de residência médica da instituição.

Segundo o coordenador do Programa de Residência em Medicina Familiar e Comunidade, o médico Yujji Magalhães Ikuta, essa será a primeira residência oficial da UEPA, aprovada pelo MEC (Ministério da Educação), em novembro do ano passado.

Yujji Magalhães conta que a oferta da Residência em Medicina Familiar e Comunidade faz parte de um programa nacional do Ministério da Saúde que tem incentivado ao investimento em residências voltadas para saúde da família. O programa visa suprir a carência de especialistas nessa área no SUS (Sistema Único de Saúde),

A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, onde são treinados e se especializam em determinadas áreas. A formação que o graduado em Medicina receberá na Residência oferecida pela UEPA é de atenção básica e primária, que abrange as principais áreas da saúde que atendem em média 85% das patologias da população.

A formação tem duração de dois anos, tempo em que o graduado terá contato com áreas de saúde da criança, da mulher, do adulto, do idoso, mental e cirurgia ambulatorial, além de saúde coletiva. O médico Yujji lembra ainda que não serão aceitas inscrições de candidatos que tenham sido desligados de quaisquer programa de Residência Médica por qualquer motivo disciplinar.

Inscrições – O formulário de solicitação de inscrição e o edital para o processo seletivo estarão disponíveis no site da UEPA a partir desta sexta-feira (01). Poderão candidatar-se à residência, os graduados por Escolas Médicas oficialmente reconhecidas e os candidatos cursando o último ano de Medicina com conclusão prevista para dezembro de 2006.

Fonte: O Liberal