Unifesp e USP assinam acordo de cooperação nos cursos de medicina

As escolas de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade de São Paulo (USP) vão assinar nesta sexta-feira um acordo de cooperação nas áreas de ensino, pesquisa e assistência médica. O Protocolo de Intenções buscará definir um conteúdo programático e de habilidades para ser implantado em conjunto nas duas escolas.

O mesmo acontecerá com o chamado teste de progresso – prova feita para analisar o desempenho do aluno antes que passe de uma fase a outra de sua formação – e com o estabelecimento de uma avaliação formal ao término do curso. Na área da especialização, a proposta é promover a interação entre os programas de Residência Médica e cursos de especialização e aperfeiçoamento.

Entre as propostas, há uma que prevê a atuação mais próxima e articulada na assistência direta à saúde da população paulista.

No campo de pesquisa, o acordo pretende unificar o sistema de crédito para pós-graduação “stricto sensu” e otimizar recursos, integrando grupos de pesquisa das duas escolas e propondo projetos conjuntos às agências de apoio à pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, do Brasil e do exterior.

Também está prevista colaboração entre as Fundações de Apoio de ambas instituições e na divulgação de programas e projetos de educação em saúde.

Fonte: Estadão