Teste sanguíneo identifica risco de calcificação vascular

Técnica pode ajudar a evitar a calcificação de tecidos e vasos sanguíneos em pacientes com doença renal

Um novo teste sanguíneo poderá identificar quais pacientes com doença renal têm risco de calcificação vascular. A doença cardíaca é a principal causa de morte em pacientes com doença renal e, acredita-se, a calcificação dos vasos e tecidos sanguíneos seja um dos principais causadores do problema. O estudo foi publicado no periódico médico Journal of the American Society of Nephrology (JASN).

Pacientes com doença renal costumam ter níveis anormalmente elevados de cálcio no sangue. Essa elevação acontece tanto porque sua função renal está comprometida, como devido aos efeitos dos medicamentos usados para controlar a doença. O acúmulo de cálcio pode levar a calcificações potencialmente letais, já que causa o enrijecimento dos vasos, aumentando riscos de infarto e de derrame cerebral. Atualmente, os médicos não sabem, no entanto, como determinar quais os riscos de calcificação de cada paciente.

O pesquisador Andreas Pasch, da Universidade de Bern, na Suíça, e sua equipe desenvolveram o primeiro teste capaz de identificar a propensão para a calcificação. Com a nova técnica, eles descobriram que tanto o sangue de ratos com deficiência de uma proteína que inibe a calcificação como o sangue de pacientes com doença renal tinham uma habilidade reduzida de inibir a calcificação. O sangue dos voluntários saudáveis não tinha o mesmo problema.

“Nosso teste pode identificar quais são os pacientes que apresentam riscos para a calcificação. Ele pode se tornar uma ferramenta importante para identificar e testar inibidores da calcificação, e fornecer a base para o monitoramento do tratamento em pacientes que estiverem recebendo tais inibidores”, diz Pasch.

FONTE:Veja.com