Idosos buscam na musculação mais saúde e fortalecimento do corpo

Exercício pode auxiliar a diminiur a incidência de quedas com fratura.
Artrose ou problemas de coluna podem ser contraindicação.

A musculação tem ganhado cada vez mais adeptos da terceira idade. Além do fortalecimento muscular e consequente proteção dos ossos, a atividade ajuda a conquistar mais saúde e um corpo sarado.

De acordo com o fisioterapeuta Laerte Honorato Borges, a incidência de queda com fraturas é muito grande entre as pessoas da terceira idade. “A musculação é justamente uma das formas de diminuir o problema”, explicou.

Todos os dias à tarde, a rotina da dona de casa Nivalda Maria Almeida Gonçalves é a mesma. Ela se arruma para um compromisso inadiável com a saúde: ir à academia. “Saio de casa por volta das 13h e só volto às 16h”, contou.

Há treze anos a dona de casa pratica musculação e alguns aparelhos ela chega a levantar até 220 quilos. “Depois que a Nivalda começou a se exercitar o percentual de gordura caiu e a saúde melhorou”, disse o professor de musculação, Fernando Oliveira Almeida.

O exercício é importante, mas há restrições. “Casos de pessoas com artrose ou problemas na coluna podem representar uma contraindicação para a musculação”, comentou o fisioterapeuta.

A auxiliar de serviços gerais Adeilda da Silva Azevedo tem 60 anos e há quatro meses pratica musculação. E apesar do pouco tempo se exercitando, ela já tem sentido os benefícios. “Meu colesterol diminuiu e a qualidade de vida também melhorou”, disse.

FONTE: g1.globo.com