Fundada a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina

Fenômeno relativamente recente, a atuação das Ligas Acadêmicas de Medicina vem crescendo constantemente em todos os estados brasileiros. As ligas são entidades que congregam médicos docentes, residentes e estudantes de medicina e têm ação importante nos serviços de saúde, agregando valor à formação do estudante nas áreas de pesquisa, ensino, extensão e assistência à comunidade.

Para congregar todas elas, foi fundada a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas (ABLAM). A criação representa um marco na história da medicina brasileira e contou com a colaboração de médicos consagrados no cenário atual, como Edson Oliveira Andrade, Antonio Carlos Lopes, Celmo Celeno Porto, entre outros. Contou ainda com o apoio das entidades médicas regionais e nacionais.

Desde então, a presidência da ABLAM vem trabalhando no registro da associação, na construção da normatização das atividades junto aos estudantes e na busca de apoio para organização do primeiro COBLAM – Congresso Brasileiro de Ligas Acadêmicas de Medicina.

A ABLAM já elegeu sua primeira diretoria que tem Nívio Lemos Moreira Junior, da Faculdade de Medicina da UFRGS, como presidente, e Daison Nelson Ferreira Dias, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, como vice-presidente.

Fonte: APM – Portal de Medicina