Teste seus conhecimentos: Resolva questões das últimas provas do TEC

⬛ QUESTÃO 2019: Será que você domina este tema?

Comentário: Letra A errada, a presença de pulso paradoxal nos abre um leque de diagnósticos diferenciais que devem ser valorizados. Letra B errada, o pulso alternante que é a variação da onda de pulso batimento a batimento é típico da IC avançada. Letra C errada, o pulso paradoxal está muito relacionado a tamponamento cardíaco, mas não é achado patognomônico. Letra d errada, a pressão venosa diminui com a inspiração, porém, em algumas patologias, essa pressão venosa se comporta de maneira contrária ao normal, ou seja, a pressão venosa aumenta com a inspiração. A esse Sinal dá-se o nome de Sinal de Kussmaul. Letra E correta, o pulso paradoxal nada mais é que um exagero de um achado normal, no enunciado o autor já nos dá todas as informações necessárias para diagnóstico (queda da PAS > 10mmHg na inspiração). E para recordar as causas de pulso paradoxal basta usar o método mnemônico abaixo:

Resposta: Letra E

Comentário: A estimulação dos receptores beta 1 adrenérgicos leva ao aumento do cálcio intracelular, utilizando o AMP cíclico como segundo mensageiro, determinando um aumento do inotropismo cardíaco.

Resposta: Letra A

Comentário: Questão que aborda o tema mais badalado dos últimos tempos: terapia tripla. Paciente com alto risco de trombose recebe terapia tripla por 1 mês e a seguir apenas o ACO e clopidogrel. Fatores de alto risco de trombose: relacionado ao procedimento: STENTs longos; STENT mal expandido; Vasos finos; Lesão residual; Bifurcações. Relacionados ao paciente: SCA; DM; DRCD; DVE.

Resposta: Letra C

Comentários: Em relação ao tratamento farmacológico da DAC estável

1. Nós sabemos que a angina estável tem significativa limitação no tratamento dos sintomas de angina sendo que a associação de medicações normalmente se faz necessário devido a limitação do tratamento com medicações utilizadas de forma isolada.

2. A trimetazidina é um agente metabólico que atua na inibição de metabolismo dos ácidos graxos desviando o metabolismo energético de forma parcial ou no todo para a utilização de glicose. Uma das vantagens desse agente seria não interferir na hemodinâmica do paciente.

3. Os betabloqueadores utilizados estritamente como agentes antianginosos não alteraram a mortalidade nesse cenário. Porém quando utilizados em pacientes com disfunção ventricular em que são indicação classe I de utilização aí sim houve essa redução de mortalidade.

4. Os bloqueadores dos canais de cálcio não Diidropiridínicos (Verapamil e diltiazem) não podem ser utilizados em pacientes com FEVE < 40%.

5. A Associação dos betabloqueadores e dos ACC diidropiridínicos pode ser utilizada e isso é contemplado pela diretriz em caso de angina refratária.

Resposta: Letra C



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!