Vai encarar estes desafios? Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo! 

Comentário: Paciente com risco intermediário que será submetido a procedimento vascular deve realizar teste não invasivo para avaliação de isquemia. No caso em questão, por ser um paciente com ECG basal com BRE, a utilização isolada do teste ergométrico para este fim não é recomendada pela impossibilidade de intepretação do ECG durante o esforço. Assim, a única alternativa possível é utilizar um método não invasivo de imagem capaz de avaliar a isquemia que possa orientar a conduta de investigação e tratamento (caso necessário), antes da intervenção vascular proposta.
Resposta: letra C.

Comentário: Paciente apresenta sinais evidentes de TEP, tais como dispneia, dortorácica, tosse, a ausculta identificamos sinais de hipertensão pulmonar como hiperfonese de segunda bulha. A ausculta pulmonar ainda encontramos sopro de base pulmonar com sinais de instabilidade como hipotensão. Nessa situação de alta suspeição o exame de escolha é a AngioTc de tórax que identifica trombos na circulação pulmonar.
Resposta: letra D.

Comentário: Questão referente às condições predisponentes para endocardite infecciosa. Observe que o examinador deseja saber quais são os tipos de lesões cardíacas que mais comumente se relacionam com EI. A alternativa A é correta; visto que lesão aórtica por valva aórtica bicúspide (bivalvular) tem risco aumentado de EI e pode evoluir com abscesso perivalvar. Alternativa B incorreta; visto que lesões estenóticas são de maior risco do que as insuficiências para desenvolvimento de EI. Alternativa C incorreta; pois, na insuficiência mitral funcional, não observamos alteração na estrutura da valva, e sim um remodelamento cardíaco, não sendo, então, de alto risco para EI. Alternativa D incorreta; pois os defeitos do septo atrial não se relacionam comumente com EI. Alternativa E incorreta; como dito acima, as lesões estenóticas têm suscetibilidade maior para EI que as insuficiências.
Resposta: letra A.


Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!