Vai encarar estes desafios? Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo! 

Comentário: Questão sobre miocardiopatia hipertrófica que aborda características clínicas e laboratoriais. Vamos analisar cada alternativa: A- A dilatação do ventrículo esquerdo é evento terminal da MCP hipertrófica. B- A alternativa mostra duas características corretas sobre a patologia: o movimento sistólico anterior da valva mitral (SAM) pode estar presente, sendo um dos causadores da obstrução a via de saída do VE e da insuficiência mitral. Além disso, o VE realmente tem tamanho da cavidade normal ou pequeno, apesar de grande espessura de suas paredes. C- A pressão de enchimento do VE é elevada na MPC Hipertrófica, porém a de VD não. D- A maioria dos pacientes são assintomáticos. Quando temos sintomas, observamos precordialgia, palpitação e síncope. E- A radiografia de tórax geralmente é normal nessa patologia.
Resposta: letra C.

Comentário: Por dois anos consecutivos, houve questões que relacionam o tratamento da pericardite aguda com a classe de recomendação. Portanto, vamos analisar com cuidado as indicações de tratamento Classe I:

– Aspirina ou ibuprofeno por 14 dias no tratamento da pericardite aguda;
– Colchicina, por 3 meses no tratamento da pericardite aguda, e 6 meses, na preicardite recorrente;
– Prednisona na ausência de resposta aos AINH e à colchicina, na ausência de infecção viral ou outro agente etiológico, comprovada por biopsia epimiocárdica e pericárdica;
– Prednisona na ausência de infecção viral ou outro agente etiológico, comprovada por biópsia epimiocárdica e pericárdica nas seguintes situações clínicas: presença de pericardite autoimune, doença do tecido conectivo ou pericardite urêmica.
Resposta: letra A.

Comentário: Questão aparentemente complexa sobre fisiopatologia da miocardiopatia hipertrófica porém ao analisarmos as alternativas, achamos rapidamente a resposta: a herança é autossômica DOMINANTE. As demais alternativas são corretas. É interessante lê-las para mais orientações sobre a patologia em questão.
Resposta: letra B.



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!