Vai encarar estes desafios? Resolva questões das últimas provas do TEC

⬛ QUESTÃO 2020: Será que você domina este tema?

Comentários: Questão direta. Nitrato é um antianginoso, sem impacto em desfechos cardiovasculares.

Resposta: Letra A

A apresentação clínica da IC compreende a presença de sinais e sintomas com sensibilidade e especificidades variadas, conforme apresentado a seguir: dispneia (sensibilidade de 84-100%, mas especificidade de 17-34%); ortopneia (sensibilidade de 22-50% e especificidade de 74-77%); dispneia paroxística noturna (sensibilidade 39-41%, especificidade de 80-84%) e dor no hipocôndrio direito (sensibilidade em torno de 23% e especificidade em torno de 80%). Devido a mecanismos compensatórios, os estágios iniciais da IC não apresentam sinais específicos. Contudo, em estágios avançados de IC, há aumento da especificidade dos sinais, porém, com sensibilidade reduzida, como taquicardia (especificidade de 99% e sensibilidade de 7%), edema de membros inferiores (93% de especificidade e 10% de sensibilidade), aumento da pressão venosa jugular (PVJ) (especificidade de 92% e sensibilidade de 39%), estertores pulmonares (especificidade de 78% e sensibilidade de 60%), presença de B3 (especificidade de 99% e sensibilidade de 13%). Outros sinais, como refluxo hepatojugular e ascite, não são encontrados com frequência na IC, mas apresentam especificidade de 96% e 97%, enquanto detêm uma sensibilidade de 24% e 1%, respectivamente. Além disso, a presença de B3 é um fator de mau prognóstico na IC.

Resposta: Letra C

Comentário: Questão mal formulada e mal escrita. Letra A errada: Nos casos de miocardiopatia periparto, a taxa de recuperação ventricular é elevada e ocorre em cerca de 50% dos casos. Letra B: Segundo uma das referências bibliográficas adotadas para o concurso (a 10ᵃ edição do tratado de doenças cardiovasculares do Braunwald, de 2017), em sua página 1820, a “Cardiomiopatia periparto (CMP) é uma doença com risco de vida associada à disfunção ventricular esquerda, ocorrendo durante os últimos meses de gravidez ou dentro de cinco meses após o parto em mulheres previamente saudáveis”. Portanto, existe uma divergência na definição temporal da cardiomiopatia periparto entre as referências bibliográficas adotadas para o concurso e, portanto, a referida questão deve ser anulada. Protocolamos o recurso, porém, a banca manteve a letra B como resposta para a questão. Letra C errada: A indicação de dispositivos ou mesmo transplante em geral na miocardiopatia periparto é feita apenas nas pacientes que não têm recuperação 6 meses após a apresentação. Letra D errada: Nos casos pacientes com quadro de IC previamente à gestação, segundo a diretriz brasileira de IC, a fração de ejeção do VE < 40% é considerada preditor de alto risco em pacientes com IC, sendo recomendado evitar a gestação. Nos casos de miocardiopatia periparto, em relação ao aconselhamento de gestações futuras, as pacientes devem ser informadas sobre o alto risco de recidiva em gestação subsequente (recomendado evitar gestação), e muito alto risco se a FEVE não estiver normalizada (gestação contraindicada). Letra E errada: A anticoagulação deve ser considerada no período pós-parto se a FEVE estiver muito reduzida (em geral < 35%).

Resposta: Letra B

Comentário: Letra A errada: A deficiência de ferro, mesmo sem anemia, está associada a prognóstico pior. Letra B errada: A reposição de ferro por via intravenosa na ICFEr com deficiência de ferro, mesmo na ausência de anemia, está indicada para aumentar capacidade de exercício, melhorar a qualidade de vida e reduzir a hospitalização. Letra C errada: A reposição oral não se mostrou superior ao placebo, portanto, a reposição de ferro via IV (com carboximaltose férrica) deve ser considerada a terapia de primeira linha. Letra D errada: A pesquisa de possíveis focos de sangramento, visando a excluir a deficiência de ferro por sangramento, é mandatória nos casos de anemia e/ou deficiência de ferro na IC.

Resposta: Letra E



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!