Vai encarar estes desafios? Resolva questões das últimas provas do TEC

🔻 QUESTÃO 2018: Tente acertar este desafio!

Comentário: Questão de que verifica se o candidato tem conceitos básicos bem fixados. A alternativa “A” já traz um conceito errado e, por isso, responde à questão. A fosfolambam é uma proteína reguladora da função da SERCA-2 que se liga diretamente à SERCA- 2a e, em condições basais, isso reduz a afinidade da SERCA para o cálcio iônico citoplasmático, o que origina uma entrada mais fraca de cálcio dentro do RS. No entanto, quando a fosfolambam é fosforilada, o efeito inibitório é aliviado, resultando assim em taxas aumentadas e entrada de cálcio no RS; relaxamento cardíaco (efeito lusitrópico); aumento do conteúdo de cálcio no RS o que determina uma contração mais forte (efeito inotrópico) na despolarização seguinte. As demais alternativas estão corretas.

Resposta: Letra A

Comentário: Letra A errada, as rupturas ocorrem nos primeiros 14 dias de evolução, com picos nas primeiras 24h e entre o 3º e 5º dias. Reperfusão por trombólise leva a maior número de complicações mecânicas que a ICP primária. Letra B e D errada, mais frequente em idosos e mulheres, muito associado a infarto transmural extenso, cuja área irrigada vem da DA. Letra E errada, sua incidência varia entre 13 e 45%, e o grau de regurgitação pode variar de leve a grave. Nas IM discretas o tratamento é clínico. Nos casos mais avançados, deve ser feita estabilização clínica, com inotrópicos, vasodilatadores, diuréticos e até BIA, e posterior angiografia coronária e cirurgia.

Resposta: Letra C

Comentário: Questão que quem vive UCO na prática acerta por eliminação. Segue tabela retirada da Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio sem Supradesnível do Segmento ST – 2021.

Resposta: Letra E

Comentário: Questão fácil, até intuitiva, nós sabemos que a disfunção ventricular é fator de risco isolado de morte em qualquer cenário, sendo determinante na SCA.

Resposta: Letra A



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!