Vai encarar estes desafios? Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Encare este desafio!

Comentário: A taquicardia por reentrada nodal (TRN) é ataquicardia paroxística supraventricular mais comum, se apresenta com FC entre 140 e 250bpm. Mais comumem mulheres jovens, associada a palpitações, tonturase, raramente, síncope. Apresenta o clássico “sinal dosapo”, que se apresenta com a sensação de pulsaçãono pescoço, causada pela contração simultânea doátrio e ventrículo. Sendo assim, o átrio bate com avalva atrioventricular fechada, gerando uma onda Aem canhão no pulso jugular. Pacientes sem doençacardíaca estrutural apresentam bom prognóstico.O circuito de taquicardia utiliza as vias nodais rápidase lentas. A TRN se instala descendo pela via lenta evoltando ao átrio pela via rápida. Entra novamente navia lenta, que apresenta período refratário muito maiscurto do que a via rápida, mantendo assim o circuitoda taquicardia.

Resposta:  E

Comentário: Atualmente existe um código internacional de 5 letras para definir como está a programação dos dispositivos:

  • 1ª letra: Câmara Estimulada (A, V, D, O);
  • 2ª letra: Câmara Sentida (A, V, D, O);
  • 3ª letra: Resposta do MP ou seja, o que o MP fazquando ele sente (T, I, D, O);
  • 4ª letra: Modulação da FC biossensores (R, O);
  • 5ª letra: Presença e local multissítio (A, V, D, O).

Exemplo:

  • VDD ® – estimula o ventrículo, sente átrio e ventrículo e, quando sente o átrio, triga o ventrículo e, quando sente o ventrículo, se inibe.
  • AAI® – estimula o átrio, sente o átrio e, quando sente o átrio, se inibe.
  • VVI ® – estimula o ventrículo, sente o ventrículo e, quando sente o ventrículo, se inibe.
  • DDDR® – estimula átrio e ventrículo, sente átrio e ventrículo e, quando sente o átrio, triga o ventrículo e, quando sente o ventrículo, se inibe. E a letra R significa que o sensor está ligado.
  • DDDR-BIV ® – estimula átrio e ventrículo, sente átrio e ventrículo e, quando sente o átrio, triga o ventrículo e, quando sente o ventrículo, se inibe. E a letra R significa que o sensor está ligado. E “BIV” significa que o estímulo é biventricular, ou seja, o dispositivo é um ressincronizador.

Resposta:  D

Comentário: Questão onde o examinador deseja saber qual é o melhor tratamento pra a dissecção aguda da aorta apresentada pela paciente em questão. Observe que é uma dissecção que acomete exclusivamente a aorta descendente (Stanford B, DeBakey III). Observe as informações do livro-texto sobre o tratamento da dissecção aguda da aorta: “Já nos pacientes acometidos por dissecção tipo
B, o tratamento na fase aguda é clínico. Não há diferença de mortalidade entre tratamento clínico e intervenção (cirúrgica ou endovascular) nos pacientes sem complicações. A presença de complicações (extensão retrógada da dissecção, síndrome de má perfusão, insuficiência renal aguda, dor refratária, rápida expansão, rotura ou diâmetro ≥ 60mm) indica abordagem imediata. Entre os tratamentos
disponíveis (cirurgia convencional ou endovascular), o endovascular demonstra redução significativa de morbimortalidade, quando comparado ao convencional”. A paciente apresenta dissecção aguda da aorta tipo B com complicações (síndrome de má perfusão), devendo ser abordada; e a melhor forma é por
endovascular.

Resposta:  B