Vai encarar estes desafios? Resolva questões das últimas provas do TEC

🔻 QUESTÃO 2018: Tente acertar este desafio!

Comentário: Questão referente às cardiomiopatias, em que o examinador se refere a alguns tipos de cardiomiopatias em uma paciente com janela ecocardiográfica ruim, dificultando o diagnóstico etiológico. É importante lembrarmos que uma boa forma de fazer esse diagnóstico diferencial seria através da ressonância cardíaca.

Os diagnósticos diferenciais de miocárdio não compactado. A endomiocardiofibrose apresenta padrão de restrição ao enchimento ventricular, fazendo diagnóstico diferencial, principalmente no acometimento do ventrículo esquerdo. Esse envolvimento fibrótico promove obliteração da região apical do VE. Da mesma forma, cardiomiopatia hipertrófica apical (Yamaguchi) oblitera o ápice do VE e promove restrição ao enchimento do mesmo. A forma obstrutiva da hipertrófica não causa alteração na região apical do VE. Amiloidose é uma desordem restritiva, com deposito cardíaco de fibras amiloides. Ocorre aumento da espessura das paredes do VE. Já a sarcoidose mostra alteração segmentares do VE e aneurisma apical. Cardiomiopatia de Takotsubo.

Resposta:  A

Comentário: Questão referente às condições predisponentes para endocardite infecciosa. Observe que o examinador deseja saber quais são os tipos de lesões cardíacas que mais comumente se relacionam com EI. A alternativa A é correta; visto que lesão aórtica por valva aórtica bicúspide (bivalvular) tem risco aumentado de EI e pode evoluir com abscesso perivalvar. Alternativa B incorreta; visto que lesões estenóticas são de maior risco do que as insuficiências para desenvolvimento de EI. Alternativa C incorreta; pois, na insuficiência mitral funcional, não observamos alteração na estrutura da valva, e sim um remodelamento cardíaco, não sendo, então, de alto risco para EI. Alternativa D incorreta; pois os defeitos do septo atrial não se relacionam comumente com EI. Alternativa E incorreta; como dito acima, as lesões estenóticas têm suscetibilidade maior para EI que as insuficiências.

Resposta:  A

Comentário: Questão recorrente na prova do TEC, onde o objetivo é definir a classificação das dissecções agudas da aorta. A dissecção que acomete, inicialmente e exclusivamente a aorta ascendente (após a emergência da subclávia E), é Stanford B, DeBakey III. Observe a figura abaixo:

Resposta:  A

Essa questão mostra um caso clínico extremamente comum na prática clínica e envolve conhecimentos sobre diagnósticos diferenciais de taquicardia de QRS estreito. Letra A errada, a taquicardia ventricular fascicular apresenta QRS largo, não tão largo, porém entre 100 e 140ms. Letra B errada, na TRAV a onda “P” é facilmente identificada após o QRS, com morfologia e polaridade variáveis, de acordo com a localização da via acessória. Costuma se apresentar com depressão do segmento “ST” e QRS com alternância de amplitude e o intervalo RP é maior que 100ms. Letra D errada, não identificamos as ondas “F” de flutter. Letra E errada, podemos sugerir sim um diagnóstico, o que não podemos é definir só com esse ECG. Letra C correta, em casos de TRN na maioria dos ECG não é possível identificar a onda “P”, pois essa se encontra dentro do QRS ou muito próxima à onda “R”. Portanto, ao se analisar um ECG sugestivo de TRN, devemos identificar RP < 80ms, pseudo “R” em V1, pseudo “S” em parede inferior e PR antes da taquicardia longo.

Resposta:  C



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!