Vai encarar estes desafios? Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo! 

Comentário: Nessa situação pode-se aumentar a dose, associar uma terceira droga ou mudar a combinação. A banca aceitou após os recursos as alternativas A e B como corretas. Letra C errada, os BB não são mais considerados drogas de primeira linha no tratamento anti-hipertensivo, ficando reservado a casos específicos. Letra D errada, a espironolactona é indicada como quarta droga em casos de hipertensão resistente após investigação de HAS secundária. Letra E errada, esta associação levou a aumento de efeitos colaterais e não deve ser realizada.

Resposta: letras A e B

Comentário: Letra A errada, o diagnóstico é definido como redução de 60% ou mais no tamanho do rim pelo ultrassom com duplex scan. A estenose de 70% ou mais na angiografia renal também define o diagnóstico. Letra C errada, em qualquer idade a aterosclerose é mais prevalente. Quando presente a fibrodisplasia é maia comum em crianças, adolescentes e adultos jovens. A Arterite de Takayasu é a menos prevalente. Letra D errada, a renina plasmática está elevada na HRV. Letra E errada, só estão contraindicados nos casos de estenose em rim único ou estenose bilateral.

Resposta: letra B

Comentário: Para aferição da PA é necessário um ambiente calmo e aparelhos calibrados. Orienta-se um repouso de no mínimo 5min antes da aferição da PA, evitar bexiga cheia, esforço físico nos últimos 60 min, ingestão de álcool, café e alimentos, e tabagismo nos últimos 30min. A posição do paciente é muito importante, e esse deve estar sentado, com os pés descruzados e apoiados no chão e o dorso recostado. O braço deve estar na altura do coração, com a palma da mão virada para cima e com o cotovelo levemente fletido.

Resposta: letra A

Comentário: Letra A errada, “todos” em medicina sempre deve levantar suspeita, há indicações específicas a realização do exame e não deve ser realizado em todos os pacientes. Letra B errada, as duas principais indicações do MAPA em hipertensos confirmados são: identificação de hipertensão resistente verdadeira, avaliação de sintomas, principalmente de hipotensão. Letra D errada, medida de pressão central é algo extremamente trabalhosa comparada ao MAPA e só é utilizado em ambiente de terapia intensiva. Letra E errada, o MAPA tem critérios claros para indicação, análise e laudo.

Resposta: letra C





Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!