Vai encarar estes desafios? Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo! 

Comentário: Questão de que verifica se o candidato tem conceitos básicos bem fixados. A alternativa “A” já traz um conceito errado e, por isso, responde à questão. A fosfolambam é uma proteína reguladora da função da SERCA-2 que se liga diretamente à SERCA-2a e, em condições basais, isso reduz a afinidade da SERCA para o cálcio iônico citoplasmático, o que origina uma entrada mais fraca de cálcio dentro do RS. No entanto, quando a fosfolambam é fosforilada, o efeito inibitório é aliviado, resultando assim em taxas aumentadas e entrada de cálcio no RS; relaxamento cardíaco (efeito lusitrópico); aumento do conteúdo de cálcio no RS o que determina uma contração mais forte (efeito inotrópico) na despolarização seguinte. As demais alternativas estão corretas.

Resposta: letra A.

Comentário: Para aferição da PA é necessário um ambiente calmo e aparelhos calibrados. Orienta-se um repouso de no mínimo 5min antes da aferição da PA, evitar bexiga cheia, esforço físico nos últimos 60 min, ingestão de álcool, café e alimentos, e tabagismo nos últimos 30min. A posição do paciente é muito importante, e esse deve estar sentado, com os pés descruzados e apoiados no chão e o dorso recostado. O braço deve estar na altura do coração, com a palma da mão virada para cima e com o cotovelo levemente fletido.

Resposta: letra A.

Comentário: Questão conceitual sobre a titina e suas funções. Todas as alternativas apresentam características e funções da titina, exceto a alternativa D. A titina tem papel fundamental nas propriedades diastólicas do miocárdio, uma vez que atua na preservação do comprimento dos sarcômeros dentro dos limites fisiológicos e, além disso, possui em sua estrutura uma parte dobrada que funciona como “mola”, permitindo uma contração mais vigorosa na sístole.

Resposta: letra D.

Comentário: O início do processo de aterosclerose se inicia com a lesão endotelial e acúmulo de partículas de lipoproteínas na túnica íntima. Essas partículas serão fagocitadas por macrófagos, formando as células espumosas e determinam a liberação de citocinas inflamatórias que intensificam o processo inflamatório. Posteriormente, monócitos são atraídos em resposta a esses quimiotáticos. Finalmente, migração de células musculares lisas para dentro da camada arterial íntima e acumulo de matriz extracelular.

Resposta: letra C.



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!