Teste seus conhecimentos: Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo!

Comentário: Os sintomas relatados pelo paciente sugerem drogas que atuam no SNC, estamos falando então dos inibidores adrenérgicos que atuam nos receptores alfa-2 adrenérgicos pré-sinápticos do SNC, e podem levar a sonolência, sedação, boca seca, fadiga, hipotensão postural e disfunção sexual. Lembrar que a alfametildopa pode levar ainda a galactorréia, anemia hemolítica e lesão hepática. E a clonidina deve ter sua retirada gradual devido ao risco de efeito rebote.
Ref.: VII diretriz brasileira de HÁ, 44

Resposta: letra A.

Comentário: A suspeita de hiperaldosteronismo primário deve ser levantada, quando se encontra um paciente com hipertensão associada à hipopotassemia espontânea, ou induzida por diuréticos, ou hipertensão estágio 3 resistente ou hipertensão com nódulo adrenal.
Ref.: VII diretriz brasileira de HÁ, 67-72

Resposta: letra B.

Comentário: Questão simples e direta. No período de contração isovolumétrica as valvas atrioventriculares estão fechadas, pois a pressão dos ventrículos superou a dos átrios, mas essa pressão não foi suficiente para superar a pressão das artérias pulmonar e aórtica (todas as valvas estão fechadas). À medida que ocorre a contração, essa pressão ventricular elevará gradativamente, sem alterar o volume, até superar aquela exercida sobre as válvulas semilunares e então abri-las. O momento da onda V da onda de pulso venoso corresponde ao enchimento passivo atrial, enquanto a valva tricúspide está fechada. Após o período de relaxamento isovolumétrico ocorre o enchimento ventricular rápido.

Resposta: letra D.

Comentário: Letra A errada, “todos” em medicina sempre deve levantar suspeita, há indicações específicas a realização do exame e não deve ser realizado em todos os pacientes. Letra B errada, as duas principais indicações do MAPA em hipertensos confirmados são: identificação de hipertensão resistente verdadeira; avaliação de sintomas, principalmente de hipotensão. Letra D errada, medida de pressão central é algo extremamente trabalhosa comparada ao MAPA e só é utilizado em ambiente de terapia intensiva. Letra E errada, o MAPA tem critérios claros para indicação, análise e laudo.

Resposta: letra C.



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!