Teste seus conhecimentos: Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo! 

Comentário: Letra A errada: Creatinina acima de 3 mg/Dl não é critério de prioridade para o transplante cardíaco.
Letra B errada: A resistência vascular pulmonar > 3 uW tem sido considerada como um fator de risco independente de morte após transplante cardíaco, assim como pressão sistólica da artéria pulmonar (PSAP) > 50 mmHg e gradiente transpulmonar (GTP) > 15 mmHg. Letra C: Correta e autoexplicativa. Letra D errada: A rejeição aguda humoral surge durante a primeira semana ou no máximo em 30 dias após o transplante e tem como mecanismo mais comum a resposta anamnéstica que tem origem na exposição antigênica prévia (gravidez, transfusão, transplante prévio, dispositivo de assistência circulatória). Letra E errada: Os efeitos colaterais dos antiproliferativos incluem mielotoxicidade.
Resposta: letra C.

Comentário: Questão que inicialmente aparece como complexa, porém sua resposta é bem evidente, uma vez que a amiloidose cardíaca é um tipo de patologia que comumente observamos IC com FE preservada, em padrão restritivo (alternativa C correta). Mas vamos analisar outras alternativas: A incorreta, na amiloidose TTR ocorre produção de transtirretina (e não imunoglobulinas). Alternativa B incorreta, a doença de Fabry é relacionada à deficiência de ALFAgalactosidase, associada ao cromossomo X. Alternativa D incorreta, hemocromatose é uma patologia com herança genética autossômica recessiva, com acometimento cardíaco tardio. Alternativa E incorreta, já que PET é útil para identificação de sarcoidose extrapulmonar.
Resposta: letra C.

Comentário: Questão considerada difícil, onde o examinador solicita o conhecimento acerca dos achados ecocardiográficos de uma patologia restritiva. Portanto, é necessário inicialmente fazermos o diagnóstico desta patologia: doença restritiva, com ECG com baixa voltagem, espessamento parietal difuso e granulações cintilantes ao ecocardiograma se refere a amiloidose cardíaca. Portanto, vamos relembrar os achados ecocardiográficos: Ecocardiograma na amiloidose: volume ventricular preservado, com aumento da espessura e ecogenicidade (pontos de hiper-refrigência). Alterações valvares (secundário ao depósito amilóide) e disfunção diastólica com aumento da pressão de enchimento ventricular. Strain com acometimento principalmente dos segmentos basais (poupando ápice). Observe que o padrão de strain acomete principalmente os segmentos basais (poupa ápice). Portanto:
Resposta: letra C.



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!