Teste seus conhecimentos: Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo! 

Comentário: Até o momento, nenhum fármaco isoladamente foi associado a redução da mortalidade na ICFEp.
Resposta: letra A.

Comentário: Letra A errada: A ausência de estertores pulmonares na ausculta não exclui a presença de congestão pulmonar ou pressão capilar pulmonar elevada, principalmente, em pacientes com IC crônica, devido a mecanismos adaptativos como a maior atuação do sistema linfático. Letra B: Correta e autoexplicativa. Letra C errada: A hepatomegalia geralmente precede o surgimento de edema periférico na IC. Letra D errada: Pacientes com IC aguda nova podem apresentar sinais de congestão pulmonar, sem a presença de edema periférico. Letra E: Devido ao aumento da pressão pulmonar na IC, há aumento na velocidade de fechamento da valva pulmonar (componente P2), levando à hiperfonese do componente pulmonar da segunda bulha.
Resposta: letra B.

Comentário: Questão onde o examinador deseja saber qual é o melhor tratamento pra a dissecção aguda da aorta apresentada pela paciente em questão. Observe que é uma dissecção que acomete exclusivamente a aorta descendente (Stanford B, DeBakey III). Observe as informações do livro-texto sobre o tratamento da dissecção aguda da aorta:

“Já nos pacientes acometidos por dissecção tipo B, o tratamento na fase aguda é clínico. Não há diferença de mortalidade entre tratamento clínico e intervenção (cirúrgica ou endovascular) nos pacientes sem complicações. A presença de complicações (extensão retrógada da dissecção, síndrome de má perfusão, insuficiência renal aguda, dor refratária, rápida expansão, rotura ou diâmetro ≥ 60mm) indica abordagem imediata. Entre os tratamentos disponíveis (cirurgia convencional ou endovascular), o endovascular demonstra redução significativa de morbimortalidade, quando comparado ao convencional”. A paciente apresenta dissecção aguda da aorta tipo B com complicações (síndrome de má perfusão), devendo ser abordada; e a melhor forma é por endovascular.
Resposta: letra B.

Comentário: A orientação laboral em paciente com IC não é recomendação classe I. Demais corretas e autoexplicativas.
Resposta: letra A.

Comentário: Letra A errada: Os testes sorológicos convencionais (hemaglutinação indireta, imunofluorescência indireta e ELISA) podem determinar o diagnóstico em quase 100% dos casos na fase crônica da Doença de Chagas. Letra B errada: Não existe indicação para a erradicação do parasita na fase crônica da doença. Letra C errada: A presença da cardiomiopatia chagásica por si só não indica o uso de anticoagulantes. Letra D errada: O CDI está indicado para profilaxia primária (classe IIa) em pacientes com FEVE ≤ 35% e classe funcional II-III.
Resposta: letra E.

Comentário: A principal localização dos aneurismas da aorta é o segmento abdominal (75%), com predomínio no segmento infrarrenal. A incidência é aumentada após os 60 anos de idade, com preferência em homens, e o principal fator de risco é o tabagismo.
Resposta: letra C.


Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!