Teste seus conhecimentos: Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo! 

Comentário: Pacientes com tolerância ao esforço acima de 4-5 METS apresentam bom prognóstico perioperatório. Se a Razão Normatizada Internacional (RNI) for < 3,0, a varfarina deve ser mantida para a maioria dos rocedimentos odontológicos (extração de três dentes ou menos, cirurgia gengival e raspagem periodontal). Quando a RNI for ≥ 3,0 e os procedimentos planejados tiverem maior extensão e/ou ocorrerem sangramentos pós-operatórios, o médico responsável e o odontologista devem considerar, juntos, a possível suspensão do medicamento em tempo hábil, para reversão total ou parcial do efeito anticoagulante (Grau de recomendação I; Nível de evidência A). Pacientes em prevenção cardiovascular secundária em monoterapia com ácido acetilsalicílico ou clopidogrel não devem interromper seu uso para a realização de procedimentos odontológicos (Grau de recomendação I; Nível de evidência B). Independentemente da causa da intervenção percutânea (SCA ou DAC) e do tipo de stent (convencional ou farmacológico) que foi utilizado, pacientes submetidos a procedimentos dermatológicos devem estar em uso de pelo menos um antiagregante plaquetário. Não é necessário ajuste do regime anticoagulante após dose única de antibiótico profilático.
Resposta: letra A.

Comentário: Tema que vem ocorrendo frequentemente na prova do TEC. Vamos analisar cada alternativa. A: incorreta, visto ser mais frequente o oposto, ou seja, estenose ocorre três a quatro vezes mais que aneurisma. B: incorreta, pois a hipertensão na AT é secundária a estenose renal (hipertensão renovascular). C: correta e autoexplicativa. D: incorreta, as mulheres são acometidas 10 vezes mais que os homens. E: incorreta, as sequelas cardíacas são secundárias à doença na coronária.
Resposta: letra C.

Comentário: A valva aórtica bicúspide (bivalvular), mais comum em homens, é associada ao aneurisma da aorta ascendente e à dissecção da aorta (risco maior que a população geral). O tratamento é cirúrgico e determinado pela consequência da disfunção valvar (substituição valvar e/ou correção de aneurisma e suas complicações). Não há até o momento tratamento clínico que impeça a progressão da valvopatia.
Resposta: letra E.


Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!