Teste seus conhecimentos: Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo!

Comentário: A classificação de Stanford é aquela onde temos a tipo A (mais frequente), com envolvimento da aorta ascendente, e a tipo B, quando não envolve a aorta ascendente. O tratamento da Stanford A é sempre cirúrgico. Portanto, entre as alternativas, apenas B, C e D mostram classificação de Stanford (Tipo I e II são de De Bakey) e a que relaciona corretamente com o tratamento é a alternativa D.
Resposta: letra D.

Comentário: Questão bem direta, sobre aneurisma da aorta ascendente em paciente com síndrome de Marfan. Precisamos de lembrar de duas coisas, primeiro o tamanho do diâmetro para indicação cirúrgica (quadro abaixo) e segundo, que os pacientes com síndrome de Marfan e aneurisma da aorta, precisam ser submetidos à cirurgia de Bentall, devido ao acometimento da raiz da aorta.
Resposta: letra C.

Comentário: Questão interessante, sobre hematoma intramural, em contexto de síndrome aórtica aguda (paciente com dor torácica). Apresenta 35% de evolução para dissecção aguda da aorta. O tratamento do hematoma segue as mesmas diretrizes da dissecção, ou seja, cirurgia de emergência. Importante lembrar que a aorta ascendente não é o seguimento mais acometido, e sim a descendente e abdominal.
Resposta: letra A.


Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!