Teste seus conhecimentos: Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Encare este desafio!

Comentário: O objetivo dos cuidados paliativos na IC é prevenir e aliviar o sofrimento e promover a melhor qualidade de vida para os pacientes e seus familiares.

Nesse contexto, a manutenção do tratamento da IC é importante para promover e manter o alívio Nesse contexto, a manutenção do tratamento da IC é importante para promover e manter o alívio sintomático e melhorar a qualidade de vida. A terapia com inotrópicos pode ser considerada no manejo da IC avançada em estágio terminal, nos pacientes com sintomas refratários.

Resposta: Letra D

Os demais itens estão corretos e autoexplicativos.

Comentário: Questão conceitual. O estágio B se caracteriza por pacientes com lesão estrutural cardíaca, mas ainda sem sintomas secundários a IC.

Resposta: Letra D

Os demais itens estão corretos e autoexplicativos.

Comentário: O BNP pode estar elevado em uma série de condições clínicas não relacionadas diretamente à IC. Dentre os itens da questão, o único que não cursa com níveis elevados de BNP é o hipotireoidismo. Já o hipertireoidismo pode elevar os níveis de BNP. Demais itens corretos e autoexplicativos.

Resposta: Letra B

Comentário: Mais uma boa oportunidade para estudarmos um tema não corriqueiro no TEC. A cardiomiopatia arritmogênica do VD (anteriormente chamada de displasia arritmogênica do VD) é uma cardiopatia genética autossômica dominante, caracterizada por infiltração fibroadiposa com predomínio do VD (via de saída do VD, ponta VD e área sob a valva Tricúspide). Clinicamente, o paciente se apresenta com ectopias ventriculares e taquicardia ventricular, queixa de palpitação e síncope, sendo a morte súbita sua complicação fatal.

É responsável por 20% dos casos de morte súbita em jovens (principal faixa etária de acometimento da patologia). Raramente, temos evolução para IC (acontece, principalmente, após a terapia com CDI, por aumento da sobrevida).

O diagnóstico ainda é um desafio. Podemos encontrar no ecocardiograma alteração segmentar no VD (acinesia ou aneurismas), RNM também com alteração segmentar e disfunção do VD, ECG com presença de ondas épsilon nas derivações V1-V3 e a biópsia endomiocárdica é vista com cautela, pois é um exame invasivo, onde as amostras são retiradas do septo de VD, região pouco acometida pela patologia, uma vez que biópsia da parede livre do VD expõe o paciente ao risco de perfuração (portanto, biópsia apresenta grande número da falso-negativo).

O tratamento consiste no tratamento antiarrítmico e envolve a indicação de CDI, conforme estratificação de risco. Os principais fatores de risco para morte súbita são: morte súbita abortada (prevenção secundária), síncope, idade jovem, insuficiência tricúspide importante, presença de TV não sustentada, sexo masculino, EV frequente e presença de inversões da onda T nas derivações precordiais.

Resposta: Letra C



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!