Teste seus conhecimentos: Resolva questões das últimas provas do TEC

🔻 QUESTÃO 2018: Tente acertar este desafio!

Comentário: A insuficiência aórtica leva ao sopro diastólico nos focos da base, início imediatamente após B2, de alta frequência, em decrescendo e aspirativo. Nesse sopro B2, pode estar encoberta. Nas situações em que a doença primária é da válvula, o sopro irradia para a borda esternal esquerda. Já nas situações em que a doença primária está na dilatação da raiz da aorta, o sopro irradia para a borda esternal direita. Sopro de Austin Flint é um sopro diastólico, de estenose mitral, provocado pelo fato do jato regurgitante aórtico deslocar o folheto anterior da valva mitral levando a oclusão parcial desta valva

Resposta: Letra B

Comentário: Avaliando o diagrama do sopro observamos que este é sistólico(está entre B1 e B2) e pelo caráter em diamante ele é sistólico ejetivo, com apenas esse conceito já eliminamos as letras C, D e E. Observando A2 e P2, o componente P2 está depois de A2, portanto estamos diante de um desdobramento de B2 por atraso de P2. Porque não poderia ser Letra B? Para ser estenose aórtica bicúspide o desdobramento é paradoxal, ou seja, o componente A2 vem depois de P2 o que não vemos no diagrama.

Resposta: Letra A

Comentário: A contração isovolumétrica é o momento em que ambas as válvulas estão fechadas tanto atrioventricular quanto a semilunar. O volume intraventricular não se altera, porém, com a contração, há o aumento da pressão intraventricular. No momento em que essa pressão supera a pressão na aorta, a válvula semilunar se abre. Entendendo o ciclo, a questão fica muito fácil. Letra A errada, pois ambas estão fechadas. Letra B errada; o volume não se altera e a pressão aumenta. Letra C errada; a onda V representa o enchimento passivo atrial, logo após a onda T, no início da diástole, e a contração está na sístole. Letra E errada; a contração vem antes do período de ejeção e após este vem o relaxamento.

Resposta: Letra D

Comentário: Questão conceitual sobre a titina e suas funções. Todas as alternativas apresentam características e funções da titina, exceto a alternativa D. A titina tem papel fundamental nas propriedades diastólicas do miocárdio, uma vez que atua na preservação do comprimento dos sarcômeros dentro dos limites fisiológicos e, além disso, possui em sua estrutura uma parte dobrada que funciona como “mola”, permitindo uma contração mais vigorosa na sístole.

Resposta: Letra D



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!