Teste seus conhecimentos: Resolva questões das últimas provas do TEC

 ⬛ QUESTÃO 2020: Será que você domina este tema?

Comentário: A imensa maioria das mortesrelacionadas a IAM ocorrem nas primeiras horas apósos sintomas. Mais da metade das mortes ocorrem naprimeira hora, e 80% nas primeiras 24h. Sendo assim,é esperado que a maioria das mortes ocorram noambiente extra-hospitalar, e não sejam precedidas deatendimento médico. O atendimento pré-hospitalartão em foco nos dias atuais, visa reduzir o tempoentre os primeiros sintomas e a efetiva reperfusãocoronariana. E assim, reduzir o número de mortes,interferindo no mecanismo mais frequente de morte,a fibrilação ventricular (FV), cuja única forma detratamento é a desfibrilação. A desfibrilação salvacerca de seis vezes mais vidas que a fibrinólise

Resposta: Letra A

Comentário: Questão extremamente fácil e repetida, caiu em 2019 e foi anulada. É sobejamente conhecido que paciente idosos, mulheres, portadores de dispositivos cardíacos e com Ic podem apresentar manifestações atípicas.

Resposta: Letra C

Comentário: Latra B errada e intuitiva, a incidência de complicações cardiovasculares induzidas por radioterapia é maior com altas doses de irradiação e com a associação de quimioterapia com antraciclina. Letra C errada, apesar dos pacientes com DAC preexistente serem mais vulneráveis os pacientes sem fatores de risco tradicionais também estão sujeitos as complicações. Letra D errada, o intervalo entre a radioterapia e o desenvolvimento de sintomas da doença pericárdica é variável, de dois a 145 meses. Letra E errada, a minoria desenvolve disfunção valvar moderada a grave.

Resposta: Letra A



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!