Teste seus conhecimentos: Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo! 

Comentário: Letra A correta; CIA tipo seio venoso se localiza próximo à desembocadura da VCS e, geralmente, se acompanha de drenagem anômala das veias pulmonares, em especial à direita. Letra B correta e autoexplicativa. Letra D correta; o ECG pode evidenciar padrão rSR`, hipertrofia atrial e ventricular direita e desvio do eixo para direita. Letra E correta; a CIA tipo ostium primum que normalmente é benigno, presente em quase sua totalidade no defeito do septo AV e, por vezes, se associa à cleft da valva mitral e sopro de regurgitação mitral (folheto anterior). Letra C errada; a ICC é rara em crianças, porém comum em adultos acima de 40 anos. Arritmias atriais são comuns em pacientes com grande shunt E-D. A grande maioria dos pacientes com CIA não tratada após os 40 anos apresentam ICC, HP, arritmias e embolia paradoxal.

Ref: braunw, 9 ed., pp. 1461-1462

Resposta:  Letra C

Comentário: Não existem evidências científicas sólidas que comprovem o benefício do uso de suplementos nutricionais em pacientes com IC no estágio A. Demais alternativas corretas e autoexplicativas.

Resposta:  Letra D

Comentário: Questão relativa à diretriz de IC aguda de 2009. Letra A errada. A redução do tempo de internação hospitalar e a prevenção de novas hospitalizações não é um alvo clínico da fase precoce. A fase precoce se refere ao período em que o paciente se encontra na sala de emergência ou na unidade coronariana/ terapia intensiva e a fase tardia após a estabilização clínica inicial, com o paciente no quarto/ enfermaria. Na fase precoce, o objetivo clínico fundamental é o alívio dos sinais e sintomas e estabilização hemodinâmica, enquanto na fase tardia, os objetivos são a melhora de morbidade e mortalidade em longo prazo, com utilização de drogas orais com comprovada ação neuro-humoral e de melhora funcional. Demais alternativas corretas e autoexplicativas.

Resposta:  Letra A

Questão referente às cardiomiopatias, em que o examinador se refere a alguns tipos de cardiomiopatias em uma paciente com janela ecocardiográfica ruim, dificultando o diagnóstico etiológico. É importante lembrarmos que uma boa forma de fazer esse diagnóstico diferencial seria através da ressonância cardíaca.

Os diagnósticos diferenciais de miocárdio não compactado. A endomiocardiofibrose apresenta padrão de restrição ao enchimento ventricular, fazendo diagnóstico diferencial, principalmente no acometimento do ventrículo esquerdo. Esse envolvimento fibrótico promove obliteração da região apical do VE. Da mesma forma, cardiomiopatia hipertrófica apical (Yamaguchi) oblitera o ápice do VE e promove restrição ao enchimento do mesmo. A forma obstrutiva da hipertrófica não causa alteração na região apical do VE. Amiloidose é uma desordem restritiva, com deposito cardíaco de fibras amiloides. Ocorre aumento da espessura das paredes do VE. Já a sarcoidose mostra alteração segmentares do VE e aneurisma apical. Cardiomiopatia de Takotsubo.

Resposta:  Letra A





Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!