Teste seus conhecimentos: Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo!

Comentário: O propranolol é um betabloqueador não cardiosseletivo, bloqueiam tantos os receptores adrenérgicos β1, encontrados principalmente no miocárdio, quanto os β2, encontrados no músculo liso, nos pulmões, nos vasos sanguíneos e em outros órgãos. Em consequência, apresentam efeitos periféricos mais acentuados como aumento da resistência arterial periférica e broncoconstrição, portanto contraindicado em pacientes com asma em atividade.

BB cardioseletivos -> acebutolol, atenolol, bisoprolol, esmolol, metoprolol.

Resposta: Letra D

Comentário: Questão conceitual sobre o mecanismo ou lei de Frank-Starling. Quanto maior o comprimento do sarcômero, maior o volume sistólico. As frequências aumentadas, diminuem o tempo diastólico e, consequentemente, ocorre menor distensão da fibra miocárdica. Lusitropismo está relacionado à capacidade de relaxamento da fibra miocárdica. Conforme vimos, o mecanismo de Frank-Starling, apesar de também estar relacionado à diástole, tem um papel na sístole, ou seja, influencia a contratilidade miocárdica. Portanto não é exclusivo do lusitropismo, mas também do inotropismo (força contrátil). O maior volume leva uma maior pressão máxima e maior taxa de relaxamento. O mecanismo de Frank- Starling sofre influência da frequência cardíaca, uma vez que esta pode determinar uma maior ou menor distensão da fibra.

Resposta: Letra B

Comentário: O estudo MIRACL avaliou pacientes com IAM não Q ou angina instável, com níveis médios de LDL-c de 124 mg/ dL durante a hospitalização, demonstrou redução do risco relativo de subsequente evento coronariano com a introdução de atorvastatina 80 mg ao dia.

Resposta: Letra A



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!